@viuitauna
Ambiente de peregrinações e orações de cristãos em Itaúna, o Monte Moriá, área pública na antiga pedreira no alto do Morro do Sol, foi revitalizado pela Prefeitura após as chuvas do início do ano. O local recebeu acesso calçado com nivelamento, postes de iluminação, além de um pórtico de madeira. Segundo a assessoria de comunicação do Município, ainda serão concluídas sarjetas para captação pluvial e hidrojateamento no local, para conter erosão, que também tem afetado residências no bairro.
De acordo com a Prefeitura, o pórtico instalado na entrada do local foi erguido com material retirado pela Prefeitura das obras de desassoreamento do Rio São João. A madeira foi finalizada pela equipe de marcenaria da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços.
Na manhã de quarta-feira (14), líderes religiosos, o prefeito Neider Moreira (PSD) e vereadores participaram de um encontro no monte, para comemorar a entrega das melhorias. A obra foi um pedido do vereador da base evangélica na Câmara Municipal Giordane Alberto (PV), que havia solicitado as benfeitorias em 2021, com a condição de que não descaracterizassem o lugar, por entender que é ambiente sagrado para as igrejas evangélicas.
Segundo Giordane, a área é muito frequentada por diversas pessoas em busca de um momento de espiritualidade religiosa. A nomeação da área como Monte Moriá, afirma o vereador, partiu de uma iniciativa do Conselho de Pastores Evangélicos de Itaúna, sendo hoje conhecido por todos assim.
“As vezes muitos passam as madrugadas, ou uma parte da noite em orações. Visando a se manter esta tradição e segurança das pessoas que lá frequentam, fiz esta solicitação ao Executivo. Não se trata de um local frequentado somente por evangélicos”, pondera ao @viuitauna.
Em junho do ano passado, Giordane pediu ao líder da base governista, vereador Nesval Júnior (PSD), recentemente eleito presidente do Legislativo, uma solicitação à Neider para que qualquer construção realizada naquele espaço seja previamente informada ao Conselho de Pastores, que tem cuidado do Monte Moriá. “Nossa preocupação é que esse lugar não seja descaracterizado”, ponderou ao jornal S´passo, na ocasião.
Outro vereador evangélico, também presente no local nesta terça, Kaio Guimarães (PSC) reforçou na ocasião a solicitação de Giordane e disse que o Conselho de Pastores tem o maior interesse em participar de projetos que visem a melhoria da infraestrutura do Monte Moriá.
ORIGEM O nome do monte é uma referência ao lugar sagrado onde, de acordo com o Livro Gênesis, Salomão construiu a casa do Senhor, em Jerusalém. A antiga pedreira da Prefeitura, inativa no alto do Morro do Sol, tornou-se então um local de peregrinação para os evangélicos em Itaúna, assim como o Morro do Bonfim é utilizado por católicos. O local recebe a celebração do Sermão da Montanha, na sexta-feira santa, e cultos às madrugadas.
Em maio de 2020, o monte também chegou a receber um Drive-Culto, quando estava proibida a realização de eventos públicos ou particulares na cidade devido à COVID-19.