A Cidade Conversa chega à Mateus Leme no dia 15

@viuitauna

Depois de uma polêmica com moradores da Praça da Estação, na última edição em Itaúna, o coletivo A Cidade Conversa estará em Mateus Leme, pela primeira vez, no dia 15 de janeiro. O projeto, que promete muita música e outras intervenções artísticas, como exposições de poesias e desenhos, será realizado na Praça da Matriz da cidade da Grande BH.

A abertura ficará por conta da banda Amora de Pé, de Mateus Leme, que tem repertório autoral e bem mineiro. Criado em 2009, o grupo é formado pelos artistas ana f., Gabriel Zocrato, Rogério Santos e Leandro Botrel e contará com a participação especial do baixista Samuel Chacón. De Sete Lagoas, a Congadar estreia na cidade. O grupo mistura o toque cruzado das caixas e as marchas do congado, entoado em três vozes, à força da guitarra, do baixo e da bateria, com proposta focada em uma nova linguagem, fortemente ligada às raízes culturais de Minas Gerais.

Também faz parte da programação a exposição do artista local Paulo H. S. Mileib, que em suas ilustrações mostrará a história das antigas casas de Mateus Leme. Outro destaque é o Varal de Poesias. Os interessados em participar podem enviar o seu trabalho para o e-mail acidadeconversa@gmail.com.

Para os organizadores do evento, Mairon Alves, Walmir Dias e Charles Telles, chegar a Mateus Leme é uma conquista.

“Sempre tivemos a intenção de expandir o projeto para além de Itaúna e está sendo ótimo começar essa nova etapa em um município que recebeu tão bem o coletivo e a nossa proposta de levar a arte para a rua”, conclui Mairon Alves.

A iniciativa, que tem patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, é apoiada pelo Instituto Usiminas e pela Prefeitura de Mateus Leme.

UMA DÉCADA DE HISTÓRIA A Cidade Conversa já contabiliza 26 edições realizadas em Itaúna, de forma gratuita. O projeto leva shows musicais às praças, intervenções artísticas, com trabalhos de diferentes estilos em cada edição.

A primeira edição do projeto A Cidade Conversa foi realizada há dez anos. De 2012 até 2022, o evento levou ao coreto da Praça Dr. Augusto Gonçalves, em Itaúna, cerca de 30 atrações, incluindo artistas plásticos, grupos teatrais e mais de 70 bandas musicais de vários estados brasileiros.

SERVIÇO:
A Cidade Conversa em Mateus Leme

Quando: 15 de janeiro, a partir de 14h
Onde: Praça da Matriz
Atrações: bandas Congadar e Amora de Pé, exposição do artista Paulo H. S. Mileib e Varal de Poesias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Cultura abre inscrições para blocos no Carnaval 2023
Next post Enquete decidirá onde o bloco Pau de Gaiola desfilará no Carnaval 2023: Boulevard Lago Sul ou Lagoinha?