Atuação social da Mineração Usiminas alcançou mais de 36 mil pessoas na região em 2022, aponta balanço

@viuitauna

Pautada pelo desenvolvimento sustentável, a Mineração Usiminas, por meio do Instituto Usiminas, impactou cerca de 36 mil pessoas em espaços culturais patrocinados e projetos parceiros na região da Serra Azul ao longo de 2022. Praças, quadras, centros comunitários, entidades sociais e espaços culturais de Itaúna, Itatiaiuçu, Mateus Leme e Igarapé foram movimentados por quase 40 projetos incentivados por meio de renúncia fiscal.

A mineradora aponta que as ações de responsabilidade social promoveram maior conexão com as comunidades, além de integrarem a agenda ESG (Environmental, Social and Governance, em português Ambiental, Social e Governança), adotada pela Usiminas como forma de contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU, do qual a empresa é signatária.

A diretora corporativa de Comunicação e Responsabilidade Social da Usiminas, Ana Gabriela Dias Cardoso, celebra os resultados do ano e enfatiza a importância desse trabalho.

“A Mineração Usiminas, desde a sua fundação, é muito presente e atuante nas comunidades. Em 2022, pudemos estreitar ainda mais os laços, desenvolver iniciativas estruturantes e perenes e nos conectar de forma direta com projetos relevantes para o desenvolvimento das pessoas e dos territórios”, aponta Ana.

Ivair Cesário, um dos beneficiados pelas inciativas, se diz grato pelo incentivo ao desenvolvimento da região. Também parabeniza a companhia pela ação. “A população merece. A Mineração Usiminas está de parabéns”.

SOCIALMENTE RESPONSÁVEL Para promover o desenvolvimento das comunidades por meio do conhecimento, a Mineração Usiminas também realizou ações de capacitação em diversos municípios. Entre elas, o Programa Usiminas de Fortalecimento Social, que realizou treinamentos em Gestão e Desenvolvimento de Projetos Sociais, com foco em capacitar entidades dos municípios da região onde está a empresa. Além disso, parte dos recursos destinados aos projetos incentivados foi direcionada para a Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa), o que permitiu o desenvolvimento de associados e a formação de talentos.

Entre as iniciativas executadas no município, com patrocínio via Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, estão aulas de musicalização da Orquestra Jovem das Gerais para alunos da rede pública estadual, e o projeto Som, Câmera e Ação, também desenvolvido em Itaúna. Eduardo Valeriano, aluno da oficina, se apaixonou pela arte cinematográfica durante a prática. O sentimento que ficou foi o de gratidão.

“Essa experiência foi reveladora. Literalmente, recebemos um presentão. Vamos fazer valer o esforço da Mineração Usiminas. Já valeu a pena. Muito obrigado”, afirma Eduardo.

Público de Mateus Leme ainda recebeu o Teatro Móvel Solar e a Caravana das Artes

A Mineração Usiminas contribuiu para a manutenção das oficinas da Associação Educativa e Cultural de Igarapé (Assecig) e para a realização do Festival Gastronômico Igarapé Sabor – Mestras e seus Temperos, que reuniu, aproximadamente, 100 mil pessoas. Igarapé foi contemplada ainda com o “Encontro Marcado com Fernando Sabino”, que teve uma programação intensa para incentivo à leitura e desenvolvimento de talentos. Já o Parque Diversom, apresentou ao público uma série de brinquedos que, ao serem usados, emitiam notas musicais; além de brindar os igarapeenses com oficina de construção de instrumentos e palestra.

Em Itaúna, Igarapé e Mateus Leme, o projeto Literatura Acessível, premiado pela ONU, foi levado a instituições de ensino da rede municipal, englobando apresentações teatrais e doações de livros com recursos de acessibilidade. O público de Mateus Leme ainda recebeu o Teatro Móvel Solar e a Caravana das Artes.

O coletivo A Cidade Conversa, em Itaúna, comemorou uma década com três edições especiais, muita música e intervenções artísticas em espaços públicos.

E MAIS…
Esporte, saúde e solidariedade

Uma das ações de destaque dentro da atuação em esporte e saúde foi a realização da Corrida da Saúde, em Itaúna. Mais de 2 mil corredores participaram do evento. Também foram arrecadadas quase duas toneladas de alimentos, destinadas a entidades sociais e famílias em situação de vulnerabilidade social da cidade. Em Mateus Leme, a empresa contribuiu para a implantação dos Núcleos Mineração Usiminas Futebol de Rua pela Educação e Educa na Luta, projetos que aliam educação, esporte, saúde e bem-estar. Os jovens de Igarapé também puderam participar do Educa na Luta, além de terem acesso ao Judô, após a implementação do Núcleo Mineração Usiminas pelo Esporte – Judô. As iniciativas foram patrocinadas pela companhia via Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Edital lançado para 2023

Em setembro do ano passado foi lançado o Edital de Projetos Incentivados 2022/23, com o objetivo de direcionar os investimentos viabilizados por meio de incentivos fiscais para ações aderentes às vocações e potencialidades dos territórios, e impulsionar o desenvolvimento. Incentivando a participação de agentes locais, foram realizados encontros para a apresentação do documento para poderes públicos, associações, produtores e comunidades. A fim de integrar as comunidades na escolha das ações a serem realizadas nas localidades, a Usiminas mobilizou comitês comunitários em todas as regiões de atuação da empresa para análise das propostas de projetos a serem executados em 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Circo dos Sonhos estreia em Itaúna nesta sexta-feira (3), em frente ao Estádio José Flávio; saiba mais!
Next post Prefeitura terá ponto facultativo na sexta, segunda, terça e quarta-feira de Carnaval em Itaúna; entenda