@viuitauna
Durante os seis dias de Carnaval em Itaúna, a Polícia Militar registrou no circuito oficial do Boulevard Lago Sul cinco ocorrências envolvendo drogas, duas delas por tráfico, prisões por porte de punhal e dano à uma barraca, além de furto e extravio de aparelhos celulares. O balanço divulgado pela 9ª Cia de PM nesta quinta-feira (23) aponta que a folia na cidade ocorreu em segurança, com “baixíssima incidência criminal”.
A corporação reforçou o efetivo com militares de Divinópolis. No decorrer do evento promovido pela Prefeitura foram realizadas ações preventivas nas áreas internas e externas, com o escopo de coibir infrações penais.
Na abertura da festa com o bloco Pau de Gaiola, na quinta-feira (16), a PM já havia informado a remoção de veículos estacionados em uma área de embarque do transporte coletivo, além de outro veículo por som alto. No total foram oito veículos removidos na Av. Jove Soares por desrespeito à sinalização de trânsito, mais o veículo removido por perturbação do sossego na Rua Ovídio Silva.
De acordo com a PM, entre as ocorrências, um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas, na segunda-feira (20), sendo encontrados com ele 10 comprimidos de ecstasy, maconha, um papelote de cocaína e R$ 165 em dinheiro. Na terça-feira (21) outro homem tentou resistir à prisão após denúncia de populares relatando um indivíduo armado de faca na festa. Próximo ao suspeito foi localizado um punhal com aproximadamente 10 cm de lâmina.
CONFIRA OS REGISTROS POLICIAIS:
Sexta-feira (17)
- Uma ocorrência de tráfico de drogas: durante as ações preventivas na área externa do evento, próximo da pista de skate, a equipe policial visualizou indivíduos conversando em um local escuro e compartilhando material. Ao tentar realizar a abordagem, os suspeitos evadiram. Com apoio das demais equipes empregadas no policiamento, foi possível localizar e prender um homem de 28 anos (ocorrências por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, receptação, furto, roubo e agressão) e um de 18 anos (sem ocorrências), com 14 porções de substância semelhante à maconha e quatro papelotes de substância semelhante à cocaína.
Sábado (18)
- Prisão de um homem de 19 anos (ocorrências por posse/uso de drogas), que trazia consigo um tablete e um cigarro de maconha.
Domingo (19)
- Prisão de um homem de 21 anos (ocorrências por roubo, uso de drogas e agressão), por danificar uma barraca durante o evento. O suspeito negou o dano em equipamento de barraca, porém testemunhas confirmaram.
- Prisão de um homem de 24 (ocorrências por posse/uso de drogas), que trazia consigo uma porção de maconha.
- Prisão de um homem de 26 (ocorrências por lesão corporal, desobediência e lesão corporal), que trazia consigo uma porção de cocaína.
Segunda-feira (20)
- Prisão em flagrante por tráfico de drogas: durante o evento, militares abordaram um homem de 22 anos (ocorrências por roubo e em prisão domiciliar) sendo encontrado em sua posse 10 comprimidos de ecstasy, uma bucha de maconha, um cigarro de maconha, um papelote de cocaína e R$ 165 em dinheiro. O autor foi preso e apresentado na delegacia de Polícia Civil com os matérias apreendidos.
- Prisão de um homem de 23, sem ocorrências , que trazia consigo uma porção de maconha.
Terça-feira (21)
- Desobediência em face de um funcionário da Prefeitura: um indivíduo em um Chevrolet Astra (não identificado) adentrou na via interditada e depois fugiu.
- Resistência com prisão do autor: durante o evento, após denúncia de populares relatando um indivíduo armado de faca, militares abordaram um homem de 23 anos (ocorrências por porte ilegal de arma branca, desobediência, uso de drogas, agressão e ameaça ) que resistiu, sendo necessário o uso de instrumento de menor potencial ofensivo (espargidor de pimenta) para imobilizá-lo. Próximo ao suspeito foi localizado um punhal com aproximadamente 10 cm de lâmina. O suspeito foi levado ao hospital, porém recusou atendimento.
- Um furto de telefone celular e um extravio de telefone celular.
- Apreensão de um automóvel e uma motocicleta por infração de trânsito.
SOLICITAÇÕES PÓS-EVENTO Ainda de acordo com a PM, ao término da atividade de policiamento não houve solicitação presencial ou via 190 de ocorrências referentes a crimes violentos roubos ou homicídios, bem como nas proximidades.
Ainda na quinta-feira, uma briga entre foliões foi divulgada nas redes sociais. Segundo a Prefeitura, após a confusão a equipe de segurança fez uma dispersão no local e a PM não chegou a identificar os envolvidos.