Teksid investe em formação técnica para colaboradores, em parceria com o Senai

Com o intuito de investir na capacitação de seus colaboradores, a Teksid, divisão de manufatura da Stellantis para a produção de peças fundidas em alumínio, criou o programa Formatek, projeto de formação técnica para profissionais. A iniciativa, realizada em parceria com o Senai, oferece 40 vagas para os cursos técnicos de mecânica e eletrotécnica. A formatura da primeira turma aconteceu no dia 14 de junho e a Teksid iniciará em breve um novo processo de seleção de funcionários para montar a segunda turma, que começará em setembro.

“As pessoas são o grande diferencial de nossa empresa. Seu talento, competências e comprometimento são a energia de onde emana a inovação e nossa liderança”, destacou durante a formatura o vice-Presidente de Manufatura da Stellantis para a América do Sul, Glauber Fullana.

O programa Formatek surgiu como uma resposta à demanda por maior qualificação da mão de obra. A seleção é realizada pela empresa e pelo Senai, através de entrevistas e da aplicação de prova com questões de português e matemática. A empresa responde por 90% do custo da formação técnica para os aprovados no processo seletivo e fornece o transporte integral para que esses profissionais possam estudar após o expediente. Todos os empregados com ensino médio concluído e que trabalhem há pelo menos seis meses na Teksid podem se inscrever.

“É uma forma de estimular a capacitação progressiva e gerar oportunidades de crescimento profissional dentro da empresa. Metade dos colaboradores que participaram dessa primeira turma, que começou em 2021, já teve progressão de carreira durante o curso. E esse é o objetivo: investir na capacitação dos profissionais e oferecer um aprendizado que eles aproveitem por toda a vida”, explica Fullana.

Para o auxiliar de Manutenção Victor Gandra, de 22 anos, que se formou como técnico em mecânica, essa foi oportunidade única e um marco muito importante para a sua carreira profissional. “Entrei na empresa em janeiro de 2020 e tinha muita vontade de ir para a área de manutenção, mas ainda não tinha a qualificação exigida. Após seis meses de curso, houve um processo seletivo do RH e consegui mudar de setor. Com esse crescimento e aprendizado, inclusive, pude começar a graduação na mesma área do curso, engenharia mecânica”, conta.

E MAIS…
Capacidade produtiva para 20 mil toneladas/ano e 1,1 mil empregados

Localizada em Betim, no Distrito Industrial Paulo Camilo, a Teksid tem capacidade produtiva de 20 mil toneladas/ano, sendo 809 mil de blocos e 1,04 milhão de cabeçotes. A planta gera mais de 1.150 empregos diretos e possui uma área total de 33 mil metros quadrados. Desde janeiro de 2023, a Teksid está integrada à Stellantis. “A decisão faz parte de uma estratégia global para estabelecer uma manufatura competitiva e flexível, com maior sinergia, utilização cada vez mais eficiente de ativos e compartilhamento das melhores práticas”, afirma a empresa.

One thought on “Teksid investe em formação técnica para colaboradores, em parceria com o Senai

  1. Pois é… E ainda tem gente contra o programa de estímulo econômico a indústria automobilística.

    Essa gente (desqualificada na arte de raciocinar) não entende que o impacto das medidas econômicas de apoio para compra de veículos novos além de muitos outros benefícios, causará transformação aqui. Nessas pessoas. E em muitas outras. E em suas famílias. E nas suas cidades, seus estados.

    Abrem-se as portas do desenvolvimento e da qualificação profissional, a empregabilidade, o estímulo até da autovalorização.

    Ao invés de criticar o governo pela sua ideia de socorrer o parque industrial da nação que está decadente há tempos e que agoniza a quase uma década, deveriam apoiar a causa que favorecerá muitos profissionais e muitos empregos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Motociclista se envolve em acidente com caminhões em alça da MG-050 e testa positivo para embriaguez
Next post PMRv prende dois com picape furtada após tentativa de fuga na MG-050