Fábrica da Stellantis em Betim completa 47 anos: mais de 17 milhões de veículos produzidos

Desde a inauguração em 9 de julho de 1976, a fábrica da Stellantis em Betim produziu mais de 17 milhões de unidades, das quais 4 milhões foram exportadas para 37 países. O completo industrial reúne mais de 120 fornecedores na região do entorno e ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados, com mais de 900 mil metros quadrados de área construída. A fábrica emprega 16 mil pessoas, mais da metade da força de trabalho da empresa na América do Sul.

A planta mineira é responsável por modelos que estão entre os mais vendidos no Brasil, como Fiat Strada, Argo, Mobi, além do Pulse e o Fastback. Os comerciais leves Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid também são produzidos ali.

O sucesso dos modelos fez da Fiat líder do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves. No primeiro semestre de 2023, a marca alcançou 22,1% de participação de mercado e quase 207 mil unidades emplacadas, aumento de 10,5% em relação aos primeiros seis meses de 2022.

O Polo Automotivo de Betim também é o maior centro de produção de powertrain da América Latina. Em junho de 2023, a fábrica alcançou a marca de 1,5 milhão de motores Firefly produzidos. Só nos primeiros seis meses deste ano, foram produzidas mais de 190 mil unidades. Vale lembrar que as famílias de motores Fire e GSE Turbo também são produzidos na planta.

Fiat Uno: produzido na planta de 1984 a 2013

DESENVOLVIMENTO LOCAL Todos os modelos foram concebidos, projetados, desenvolvidos e testados no Brasil, no próprio Polo de Betim. A capacidade se desenvolve por meio de estruturas como o Tech Center e o Design Center, que reúnem mais de 2 mil engenheiros, designers e técnicos, responsáveis por darem forma e funcionalidade mecânicas às ideias, conceitos e desenhos.

São 40 laboratórios em toda a área estratégica da Stellantis para o desenvolvimento de um automóvel. Esses espaços, somados aos talentos dos profissionais de cada área envolvidas, como Projeto, Design, Compras, Manufatura, Finanças, entre outros, fazem do Polo Automotivo de Betim um centro de desenvolvimento automotivo de classe mundial.

One thought on “Fábrica da Stellantis em Betim completa 47 anos: mais de 17 milhões de veículos produzidos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Estado entrega kits de Defesa Civil para 15 municípios
Next post Prefeitura arrecadou mais de 6 mil itens na Campanha “Doar Faz Bem: a sua contribuição faz a diferença”