Relicitação da BR-262 entre Betim e Uberaba está entre 11 obras do Novo PAC em Minas

A relicitação para a concessão da BR-262, no trecho entre Betim e Uberaba, no Triângulo Mineiro, está entre 11 obras de infraestrutura consideradas prioritárias para Minas Gerais contempladas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado pelo Governo Federal. Os investimentos anunciados pela União incluem R$ 33 bilhões solicitados pelo Estado para rodovias e barragens.

Eles serão utilizados em obras como a pavimentação da BR-367, de Salto da Divisa a Almenara e de Virgem da Lapa até Berilo, e a recuperação da BR-135, no trecho de aproximadamente 50 quilômetros entre os municípios de Manga e Itacarambi, no Norte de Minas. Também foi garantida a manutenção da concessão do metrô de Belo Horizonte.

Em abril de 2022, a Triunfo Conceba, concessionária responsável pela BR-262, protocolou requerimento de relicitação. Segundo a empresa, o pedido envolve diversos fatores, como drástica alteração do cenário econômico-financeiro e fiscal do país entre 2015 e 2016, comparado com o previsto na época da licitação em 2013, e pela mudança da política pública de financiamento subsidiado de longo prazo, que frustrou a liberação do crédito prometido no leilão.

“No período do termo aditivo, são mantidos trabalhos de conservação e manutenção geral da BR-262, incluindo atividades relacionadas à sinalização viária, elementos de proteção e segurança, sistemas de drenagem, terraplenos, entre outros”, afirma a concessionária da rodovia.

Segundo o governador Romeu Zema (Novo), a expectativa com o Novo PAC é grande. Apesar dos atritos entre a gestão de Zema e o governo federal de Lula (PT), todos os pedidos feitos foram contemplados. A articulação junto à União foi feita pelo secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, e durou cerca de seis meses.

“Assim como lutamos para conseguir o anúncio desses recursos, continuaremos acompanhando para que as obras de fato comecem e sejam concluídas. Estaremos atentos para cobrar que as promessas para Minas se transformem em realidade”, diz Zema.

OBRAS EM MINAS CONTEMPLADAS PELO NOVO PAC:

  • Concessão das rodovias BR-381 entre BH e Governador Valadares;
  • Obras de ampliação e melhorias (trecho João Monlevade a Espírito Santo) – BR-262 – OGU – Prevista a restauração do trecho e estudo de concessão;
  • Relicitação da BR-262 (trecho de Betim a Uberaba);
  • BR-040/495/MG/RJ – RIO – BH – concessão;
  • BR-040/GO/MG Rota dos Cristais – concessão;
  • Concessão das BRs 251/MG e BR 116/MG;
  • Projeto Hidroagrícola do Jequitaí – concessão;
  • Pavimentação e implantação da BR-367 (Pavimentação dos trechos Salto da Divisa a Almenara e Virgem da Lapa a Berilo);
  • Adequação, restauração e melhorias da BR-135 (Trecho Manga a Itacarambi) com a construção de 57,41 km;
  • Barragem Rio Gravatá;
  • Pavimentação da BR-352 (Trechos não pavimentados de Patos de Minas a Goiânia).

METRÔ A manutenção da concessão do metrô de BH foi outro tema recorrente das reuniões entre os governos estadual e federal. Concedido à iniciativa privada em dezembro de 2022, o metrô de BH receberá investimentos de R$ 3,7 bilhões ao longo dos 30 anos de vigência do contrato. Desse total, R$ 2,8 bilhões serão aportes do Governo Federal. Com a expansão da Linha 1 e a construção da Linha 2, a expectativa é que o metrô beneficie 270 mil usuários diariamente.

“Foram seis meses de conversas, tivemos inúmeras reuniões em Brasília e por videoconferência. O Governo Federal colocou os questionamentos e íamos ponto a ponto respondendo. Conseguimos chegar ao final dessa estrada entregando 100% da documentação que nos foi exigida. O Governo de Minas cumpriu sua obrigação. Pediram três obras, mas indicamos 12 e, agora, o Governo Federal está apto a realizar tudo isso”, afirma Marcelo Aro.

2 thoughts on “Relicitação da BR-262 entre Betim e Uberaba está entre 11 obras do Novo PAC em Minas

  1. Triunfo Concebra de novo!!?? Misericórdia!!!! São 10 anos que a rodovia está nas mãos dela e está pior do que quando não era privatizada. É uma vergonha não ter feito pelo menos uma mísera terceira faixa (o que já ajudaria muito o fluxo e, principalmente, a segurança). Mais do mesmo ninguém merece!!

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