7 perguntas para: Alexandre de Carvalho, diretor do Senac em Itaúna

Itaúna pode oferecer mais oportunidades de estudo e capacitação para os cidadãos. Esta é a visão do diretor do Senac em Itaúna, Alexandre de Carvalho. Com mais de 77 anos de atuação em Minas Gerais, a instituição inaugura nesta quinta-feira (26) um Centro de Educação Profissional na cidade, em parceria com o Sindicomércio. As microcertificações ofertadas fornecerão habilidades em vendas, organização, planejamento, maneiras de atrair e fidelizar clientes e se destacar entre concorrentes, entre outras, que podem impactar nos resultados dos negócios, especialmente neste fim de ano, quando as atividades de Comércio, Serviços e Turismo têm expectativa de crescimento.

O Senac atua na cidade desde 2012. Agora terá uma escola em andar próprio, com recepção, sala de reunião e duas salas de aulas híbridas, equipadas para oferecer cursos de áreas como Gestão, Comércio, Serviços e Turismo, a partir de 30 de outubro.

CONFIRA A ENTREVISTA:

Como surgiu a oportunidade de trazer o Senac para Itaúna?
O Senac em Minas atua em Itaúna desde 2012, oferecendo turmas do Programa de Aprendizagem para jovens e adultos, em parceria com o Sindicomércio local e com a Prefeitura Municipal. A inauguração do novo Centro de Educação Profissional é resultado do fortalecimento das atividades de representação realizadas pelo Sindicomércio Itaúna, que com muito esforço e dedicação conseguiu implantar uma unidade do Senac na cidade.

Com mais de 77 anos de atuação em Minas Gerais, o Senac continua com seu objetivo de ser a instituição que oferece as melhores soluções em educação profissional, sendo reconhecida pelas empresas e impactando na vida da população.

Para o Senac, qual é a importância econômica do município de Itaúna e na formação profissional no estado e na região?
Itaúna se destaca na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Terceira cidade mais populosa da região, o município está entre os índices de desenvolvimento mais altos do estado, com PIB per capta proeminente e bons resultados ligados à educação.

Itaúna pode oferecer mais oportunidades de estudo e capacitação para os cidadãos. O Senac chega para cumprir o seu papel, enquanto representante do setor terciário, de levar educação e qualidade de vida para as pessoas, levando em conta a função social que a instituição desempenha. A nova unidade representa maior acesso a conhecimento técnico e mais profissionalismo para as empresas e comunidade em geral.

Quais fatores definiriam a oferta dos três cursos gratuitos em Itaúna?
Os cursos ofertados fazem parte do programa Senac+, que visa suprir a demanda por profissionais qualificados e criar mecanismos que aproximem o trabalhador da qualificação gratuita e é voltado para empresas do setor de comércio de bens, serviços e turismo; sindicatos empresariais e associações de inclusão social que atendem grupos vulneráveis.

O projeto foi lançado em 2023 e desenvolvido a partir de pesquisas de estudos econômicos, realizadas pela Fecomércio MG, Sesc e Senac, que constataram que existe uma carência de mão de obra qualificada para uma série de funções, o que prejudica a operação das empresas, a empregabilidade dos profissionais e a economia como um todo.

As microcertificações ofertadas pelo Senac em Itaúna vão fornecer habilidades em vendas, organização, planejamento, maneiras de atrair e fidelizar clientes e se destacar entre concorrentes, entre outras, que podem impactar nos resultados dos negócios, especialmente neste fim de ano, quando as atividades de Comércio, Serviços e Turismo têm expectativa de crescimento.

Quais outros cursos pagos serão ofertados na cidade?
Além do Programa de Aprendizagem, nestes primeiros meses de operação o Senac em Itaúna vai ofertar as microcertificações gratuitas do programa Senac+ e qualificações do Programa Senac de Gratuidade. Há previsão de que em 2024 a unidade passe a ofertar cursos de MBA, de investimento próprio do aluno, com condições especiais para comerciários.

Qual o valor investimento da nova unidade?
Para a nova unidade, o Senac investiu na adequação do layout do andar do prédio e aquisição de mobiliários e equipamentos. Como resultado, a escola conta com recepção, sala de reunião e duas salas de aulas híbridas, equipadas para oferecer cursos de áreas como Gestão, Comércio, Serviços e Turismo, além da sala do Sindicomércio Itaúna.

Quantos novos empregos foram gerados?
A unidade de Itaúna teve novos cinco postos de trabalho neste início de operação.

Na região Centro-Oeste de Minas, quais outras cidades contam com a oferta de cursos do Senac?
Na região o Senac está presente com unidade fixa em Divinópolis desde 2006. No ano de 2015 o Centro de Educação Profissional da cidade passou a ocupar uma estrutura ampla e moderna localizada na Av. Antônio Olímpio de Morais, 293, Centro.

A unidade atende, por meio de projetos comerciais e parcerias, a população das cidades de Araújos, Arcos, Bom Despacho, Camacho, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Cláudio, Conceição do Pará, Córrego Fundo, Crucilândia, Divinópolis, Formiga, Igaratinga, Iguatama, Itaguara, Itapecerica, Itatiaiuçu, Itaúna, Leandro Ferreira, Moema, Nova Serrana, Oliveira, Onça de Pitangui, Pains, Pará de Minas, Pedra do Indaiá, Perdigão, Pimenta, Pitangui, Santo Antônio do Monte, São Gonçalo do Pará e São Sebastião do Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Polícia Civil prende suspeito de homicídio no Padre Eustáquio
Next post Suspeito de tráfico é preso com 23 buchas em Itaúna