Helder Alves da Silva, criador de placar para avaliar o desempenho dos vereadores – “queremos que eles mostrem realmente que estão trabalhando para o povo”

@viuitauna

Insatisfeito com a atuação dos políticos, o itaunense Helder Alves da Silva, de 40 anos, lançou no Facebook um placar de avaliação de desempenho dos 17 vereadores de Itaúna. A iniciativa, explica, partiu de conversas em um grupo de WhatsApp e passou a acompanhar as reuniões e projetos apresentados pela Câmara Municipal, com o intuito de ranquear os parlamentares.

A pontuação será definida conforme análise do grupo Direita Itaúna, o qual Helder faz parte. “Cada tipo de atividade de vereador será potuada, seja ela positiva ou negativa, de acordo com o que o grupo acha que é o melhor para a cidade”, afirma.

Helder, que é bancário, argumenta que na iniciativa privada os funcionários são cobrados por resultados e o mesmo deve ocorrer com os agentes políticos. “O vereador tem autonomia e independência para manifestar. Queremos que eles mostrem realmente que estão trabalhando para o povo”. Leia a entrevista ao @viuitauna:

Como surgiu a ideia de se avaliar o trabalho dos vereadores?
Viemos de uma crescente insatisfação popular com o desempenho dos agentes públicos, não só em Itaúna. Sempre gostei de política e participo ativamente de grupos relativos. Em uma das votações polêmicas da Câmara Municipal nos últimos meses, sugeri criar o placar em um grupo de WhatsApp, apontando estatisticamente o desempenho de cada parlamentar. É um projeto autônomo e independente. Não temos o apoio de ninguém. Não há nenhum tipo de perseguição ou interferência. Trabalho no setor privado e sou cobrado por desempenho e produtividade.

Você se inspirou em algo já existente neste placar?
Nesta conversa que tivemos pesquisei algo parecido na Câmara de São Paulo. Mas a maioria das vezes eles esperavam a legislatura terminar para fazer a avaliação dos vereadores. Nossa intenção é acompanhar cronologicamente a rotina do Legislativo e o desempenho deles ao longo dos próximos quatro anos.

Como os parlamentares serão ranqueados? A análise de desempenho será feita de que forma?
Os vereadores tem uma rotina de apresentação de projetos, pedidos de informações, indicações. Cada tipo de atividade será potuada, seja ela positiva ou negativa, de acordo com o que o grupo acha que é o melhor para a cidade. Por exemplo: o vereador apresenta um projeto de lei que no nosso entendimento é benéfico para a população de Itaúna e vai casar um impacto alto. A gente o avalia em 100 pontos. No caso de pedidos de informações, como existe a possibilidade de fazer muitos, a avaliação dele é menor, de 5 pontos. Projetos aprovados dão bônus de 50 pontos. Da mesma forma ocorre com a votação dos projetos.

Quanto mais polêmico for o projeto, maior o impacto para a sociedade. Temos outro exemplo do aumento dos servidores públicos com agentes políticos. No entendimento do grupo, esse voto teria de ser contrário à alteração da Lei Orgânica. Aqueles vereadores que votaram contra, no nosso entendimento, ganharam 50 pontos. Os que votaram a favor perderam 50. E por aí vai. Abstenção conta menos 30 pontos, ausências menos 30, investigação criminal menos 300, denúncia do Ministério Público menos 500 e condenação em primeira instância, menos 1 mil pontos.

A análise, positiva ou negativa, partirá então da definição do grupo Direita Itaúna.
Sim, exatamente. O grupo vai interpretar, definindo se a pauta é interessante para Itaúna de qual aspecto. Existe um consenso e a gente debate. Ao fim do debate chegamos à conclusão.

Qual tem sido a repercussão do placar na política local?
As pessoas com quem conversamos tem gostado bastante. É uma forma que até então ninguém havia feito em Itaúna, desconheço e até peço desculpas caso tenha existido antes. Na verdade, queremos conscientizar a população e o próprio vereador ocupante do cargo a ter consciência de que ele tem de fazer o melhor para a cidade. Não é defender o interesse pessoal dele, o grupo que ele representa. O vereador tem autonomia e independência para manifestar. Queremos que eles mostrem realmente que estão trabalhando para o povo.

Os vereadores já manifestaram opinião sobre a iniciativa de vocês?
Até o momento nenhum vereador conversou com a gente. No meu Facebook particular convidei a todos. Mas nenhum se manifestou. Fizemos, inclusive, um ofício ao presidente da Mesa Diretora, vereador Alexandre Campos (DEM), solicitando que ele forneça o ofício 2/2021 apontando quais vereadores da base governista assinaram para trazer de volta, nesta legislatura, o projeto do aumento salarial. O cidadão itaunense gostou da iniciativa. Esperamos que dê certo.

O placar foi lançado no Facebook. Será disponibilizado em outras plataformas digitais?
É uma coisa simples. Sou o responsável pela edição. Faço na minha casa utilizando um programa de computador para fazer a arte gráfica. Não temos recursos para fazer uma divulgação maior. Vai ser por contato, do dia a dia das pessoas e vamos começar a crescer. Na hora que a gente acertar a cronologia com as reuniões da Câmara, acredito que teremos uma procura maior. O cidadão pode participar e enviar mensagens. Estamos dispostos a responder tudo o que for preciso.

6 thoughts on “Helder Alves da Silva, criador de placar para avaliar o desempenho dos vereadores – “queremos que eles mostrem realmente que estão trabalhando para o povo”

  1. Os vereadores de Itaúna são desumano
    Numa pandemia mundial ao qual todos se encontramos perdido e esses covardes só pensam em seus bolsos.
    São incompetente e despreparado para representar o eleitores itaunenses.
    Meu nome
    Hélio Pinheiro
    Não escondo meu nome nem minha opinião sobre esses covardes.

  2. Excelente atitude Helder.
    Precisamos verificar dia a dia o desempenho dos representantes escolhidos pela população e avaliar se estão fazendo o seu trabalho corretamente. Caso contrário teremos que buscar uma substituição imediata.
    O setor público também tem que oferecer o trabalho correto e com qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Preso no Centro suspeito de diversos furtos no comércio e edifícios, nas últimas semanas, em Itaúna
Next post Coluna Ponto de Vista – 27 de março de 2021