Prefeitura contesta 4,3 mil servidores: diz que “na realidade” são 2,9 mil

Em comunicado divulgado à imprensa, a Prefeitura contestou um aumento de 75% no número de servidores divulgado pelo jornal Folha do Povo. Segundo o Poder Executivo, a publicação “equivocou-se” ao analisar a quantidade de funcionários no momento: 2.949, o que representa um aumento de 17,86%, contra os 4.376 informados no comparativo com 2017, primeiro ano de governo da atual administração. Na nota, a Prefeitura aproveita para dizer que reconhece a importância dos servidores efetivos e aponta um aumento de 23% em nomeações de concursos públicos. O prefeito Neider Moreira (PSD) assinala ainda que “não por acaso somos reconhecidos a nível nacional pela nossa transparência”.

“Dados oficiais da Secretaria Municipal de Administração contradizem números falsos divulgados pelo semanário local”, alega a nota.

Conforme a Prefeitura de Itaúna, na matéria em questão, informou-se que o número saltou de 2.502 no início do atual governo, em 2017, para 4.376 atualmente. A Secretaria Municipal de Administração alega, contudo, que os números são inferiores ao divulgado:

  • onde o jornal informa 2.381 contratos, a Prefeitura confirma 1.094;
  • onde o jornal informa 409 estágios, a Prefeitura confirma 351;
  • onde o jornal informa 969 efetivos, a Prefeitura confirma 1.194;
  • onde o jornal informa 617 outros (celetistas e comissionados), a Prefeitura confirma 310.

As “contas públicas em dia” também são destacadas no comunicado, apontando que a Prefeitura mantém há anos salários e contribuições previdenciárias em dia, além de fornecedores.

“Outro fator a ser levado em consideração é o expressivo aumento de serviços oferecidos (com qualidade comprovada pela população) à população nos últimos anos a partir da chegada de novos profissionais”.

Por fim, Neider afirma que é importante utilizar “os parâmetros corretos de pesquisa e análise para embasar uma conclusão que seja de fato coerente. E na dúvida, buscar a fonte certa para evitar qualquer desencontro de dados, eventuais sensacionalizações e desserviço à população”.

“Sempre estivemos abertos a esclarecer quaisquer fatos e informações de nosso governo, e assim será até o fim. Não por acaso somos reconhecidos a nível nacional pela nossa transparência. Pautamos nosso trabalho pelos princípios da administração pública”, diz Neider, em ano eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Igreja terá que devolver doação feita por fiel
Next post Vídeo: batida entre moto e carro deixa três feridos no Várzea da Olaria