“Histórias da Mineração”, na Usiminas em Itatiaiuçu, recebeu mais de 300 pessoas em 2023

As histórias do minério de ferro foram apresentadas de forma lúdica e divertida durante a última edição do projeto “Histórias da Mineração” em 2023, realizado com patrocínio da Mineração Usiminas, no último final de semana, em Itatiaiuçu. Ao longo do ano, a mineradora abriu suas portas para mais de 300 pessoas conhecerem as instalações da empresa e participarem das atividades de arte-educação. O público da comunidade, das escolas públicas e entidades participaram das visitas, que também contaram com intérprete de Libras em todas as edições.

A personagem Flora Manga, interpretada pela atriz Raquel Vieira, guiou os visitantes para várias áreas da mina, apresentando os processos pelos quais passa o minério e reforçando a importância do equilíbrio entre o homem, a tecnologia e a natureza. Em seguida, a artista plástica Rosane Dias ministrou uma oficina de pintura com tintas sustentáveis, na qual o público pôde registrar as experiências vividas durante a visita. As telas elaboradas foram levadas para casa como recordação.

“É uma atividade muito especial porque, com a técnica que desenvolvi, as tintas são feitas com terras colhidas na região, proporcionando uma conexão com a história das cidades. O resultado é muito lindo”, comenta Rosane Dias.

Para Mariana Bernardes, produtora executiva do Instituto Usiminas, a ação estreita laços com as comunidades. O projeto é realizado pela Ação Educativa do Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. “Trabalhamos com arte, mostrando a importância do minério de ferro na sociedade como um todo, estando em lugares que a gente nem imagina, sendo parte do nosso dia a dia de forma concreta e real. É, sem dúvida, um programa que muito nos encanta ao vermos a casa cheia e as pessoas gratas pelo que viram e aprenderam”.

“Foi um prazer levar a família para conhecer o lugar onde trabalho. O orgulho de mostrar o que a gente faz todos os dias é fenomenal. Foi um dia prazeroso, cheio de histórias e conhecimento. Vemos nos olhos das crianças a energia e a vontade de estarem conosco e fazerem parte da Mineração Usiminas”, afirma Gustavo Jardim, gerente de Recursos Humanos da Mineração Usiminas, que levou a família para participar da ação.

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL O coordenador da Ação Educativa do Instituto Usiminas, João Paulo Andrade, ressalta que a educação patrimonial é um dos pilares da Ação Educativa do Instituto Usiminas e por meio das visitas do “Histórias da Mineração”, é utilizada uma multiplicidade de linguagens para trabalhar temas relevantes para o currículo escolar, com metodologias pautadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Desse modo, nossa intenção é proporcionar uma experiência completa, que recorre à elementos das artes cênicas, contação de histórias, educação ambiental e ensino de artes. Os públicos voltam para casa com muitas memórias, histórias e experiências para compartilhar”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Suspeito de tráfico é preso com 23 buchas em Itaúna
Next post Polícia Civil terá novo delegado e reforço de efetivo em Itaúna