Os danos causados pelo temporal que atingiu Itaúna nesta terça-feira (31) também impressionam pelos números. Balanço divulgado pela Prefeitura até as 15h30 desta quarta (1º), aponta que a cidade registrou, em 24 horas, 77 notificações de alagamento, 34 quedas de árvores, 13 quedas de muro, além de quatro salvamentos de pessoas ilhadas. Uma família ficou desalojada. Além disso foram contabilizados pela Defesa Civil três casos de destelhamento e um risco de desabamento, com um princípio de incêndio e duas vítimas com dificuldade de locomoção atendidas pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com a Cemig, o calor e a alta umidade do ar favoreceram o desenvolvimento de áreas de instabilidade, provocando tempestades acompanhadas de raios e fortes rajadas de vento em boa parte de Minas Gerais, interrompendo o fornecimento para milhares de clientes. Na Rua Zezé Lima, no Centro, um edifício só teve a energia reestabelecida por volta de 16h30 desta quarta, quase 24h depois. No total, aponta a concessionária, Itaúna registrou a ocorrência de 1.028 descargas atmosféricas (raios).
Nesta quarta, o Corpo de Bombeiros realizou o corte de duas árvores, na Rua Prof. Francisco Santiago, em frente ao Subway, e na Av. Prefeito Milton Penido, no bairro Belvedere. No Centro, a árvore atingiu parte do telhado do estabelecimento comercial, obstruindo a passagem dos pedestre. Já no Belvedere, além da calçada, houve a obstrução da saída da garagem de um edifício.
“Foi efetuada a supressão total das árvores, troncos e galhos, desobstruindo as calçadas”, afirma o 2º Pelotão de Bombeiros Militar.
Ainda pela manhã os bombeiros contiveram um vazamento de gás em residência, na Av. Jove Soares. O problema ocorreu após dois cilindros tombarem na área de serviço do imóvel.
QUEDA DE ÁRVORES E OBJETOS NA REDE Além das descargas atmosféricas, a Cemig afirma que a principal causa dos desligamentos foi a queda de árvores de grande porte, bem como objetos lançados em direção à rede elétrica, como partes de telhados e galhos, que provocaram quebra de postes, curtos-circuitos e rompimentos de cabos.
“Estes serviços, que representam maior risco à população, estão sendo priorizados”, afirma a Cemig.
A companhia alerta para que, no caso de cabos partidos, a população não se aproxime e, se possível, sinalize a sua presença para evitar a aproximação de outras pessoas. “Dessa forma, as equipes vão continuar trabalhando nas ocorrências mais complexas, como retirada das árvores sobre postes e cabos, buscando restabelecer todos os clientes no menor prazo possível”, acrescenta.
Sendo empresario de transporte urbano dessa rocinha que é Itaúna, um puxadinho de Divinópolis, tenho o direito de opinião e liberdade de expressão que me assistem.
Então eu digo: arrumem a bagunça, limpem a zona, organizem o pardieiro e paguem as passagens!
Obrigado.