Estão abertas até 23 de novembro, por meio do site do programa, as inscrições para a 4ª edição do projeto Trilhas de Futuro, do Governo de Minas. Ao todo são 50 mil vagas em todo o estado, em 89 cursos como metalurgia, enfermagem, administração, modelagem de vestuário, farmácia, radiologia, saúde bucal, segurança do trabalho. Segundo a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), foram credenciadas 306 instituições de ensino profissional, localizadas em 139 municípios.
O Trilhas de Futuro é um projeto do Estado para a oferta gratuita de cursos técnicos aos estudantes e egressos do ensino médio. Para Itaúna, são anunciados no catálogo do programa os cursos de metalurgia (manhã e tarde), soldagem (manhã), planejamento e controle da produção (tarde), segurança do trabalho (manhã e tarde), eletroeletrônica (manhã) e mecânica (manhã e tarde), pelo Senai, no bairro Nogueira Machado.
Pode se inscrever qualquer pessoa que tenha interesse nos cursos. Para alunos que ainda estão no ensino médio é necessário estar cursando o segundo ano a partir do início de 2024. O Governo de Minas ressalta que estudantes que estão matriculados, já estiveram matriculados na 2ª e 3ª edição do Trilhas de Futuro ou já concluíram algum curso no projeto, não poderão se inscrever, conforme Resolução do Processo Seletivo.
“É fundamental que o estudante confira o catálogo de vagas de acordo com a sua região, tendo em vista que os cursos são presenciais”, ressalta a SEE/MG.
Para as aulas, que são presenciais, o Estado disponibiliza aos alunos uma ajuda de custo de R$ 20 por dia, de acordo com a frequência registrada e apurada pela instituição.
“Esse apoio tem a finalidade principal de custear o transporte e a alimentação do aluno. Além disso, todo material didático necessário é disponibilizado gratuitamente”, afirma a pasta.
MERCADO DE TRABALHO Além de oferecer os cursos profissionalizantes, o Governo de Minas também ajuda os egressos a adentrar no mercado de trabalho ao concluir a formação, por meio do Programa Um Milhão de Oportunidade de Futuro, do Unicef, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.
Me enterrsso fazer um curso do segurança do trabalho, não sei se minha idade permite
Quero mt ganhar essa vaga
Quero mt ganhar