Audiência debate preservação da Pedra Grande, monumento natural da região

Uma audiência pública na noite desta sexta-feira (15), na Câmara Municipal de Igarapé, debate a importância da preservação da Pedra Grande e de seu entorno, como bem natural e cultural essencial para o equilíbrio ecológico da Serra Azul, situada na divisa entre os municípios de Igarapé, Itatiaiuçu e Mateus Leme, na Grande BH. Diante da ameaça representada pela expansão da atividade minerária na região da Pedra Grande, afloramento rochoso de grandes proporções a 1.434 metros de altitude e que pode ser avistado a longa distância, a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) argumenta que o objetivo do debate é também discutir os riscos de insegurança hídrica para a população.

De acordo com as informações apuradas pela parlamentar, em janeiro de 2023 a Usiminas obteve licença ambiental para instalar empreendimento a cerca de 500 metros de Pedra Grande, esta situada geograficamente em Itatiaiuçu. A preocupação é que a atividade minerária na localidade traga impactos irreversíveis, sobretudo do ponto de vista socioambiental.

Foram convidados para a audiência representantes dos Poderes Legislativo e Executivo de Igarapé e Itatiaiuçu, do Ministério Público Federal, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e de entidades em defesa do meio ambiente e que representam atingidos pela atividade minerária, além de moradores dos municípios envolvidos.

A Pedra Grande já é tombada pelos municípios de Itatiaiuçu e Igarapé. No caso do primeiro, foi esse marco que deu nome à cidade, já que Itatiaiuçu significa “pedra grande dentada” na língua tupi.

Com a Comissão de Administração Pública, Beatriz Cerqueira visitou oficialmente a Pedra Grande em agosto do ano passado em meio à intensa mobilização de ambientalistas, lideranças e moradores da comunidade de Vieiras, na zona rural de Itatiaiuçu, para barrar um novo empreendimento da mineradora Usiminas. A parlamentar conta que dois meses antes já havia ido ao local para se inteirar da situação.

“Vamos tomar todas as medidas para a proteção desse território, que tem função cultural, afetiva, religiosa, ambiental, para a preservação de nascentes e também do modo de vida das pessoas. Preservar um bem coletivo tem que ser mais importante do que o poder político e econômico de mineradoras”, afirma Cerqueira.

ACESSO FECHADO SEM AVISO Em junho de 2023 o acesso da comunidade à Pedra Grande foi fechado sem aviso pela mineradora e assim permaneceu por cerca de dois meses até que uma liminar na Justiça garantiu a reabertura. Funcionários da Usiminas também foram impedidos por um protesto de moradores e ambientalistas de iniciar as intervenções da estrada. Na ocasião da visita, Beatriz Cerqueira apurou que o novo empreendimento minerário seria instalado quase no pé do bem natural. Além disso, estava previsto o aumento da extensão da estrada de acesso e seu alargamento em 16 metros.

“Dessa forma, o acesso da comunidade de Vieiras à Pedra Grande, que na ocasião inclusive foi utilizado na visita da comissão, seria destinado à operação do empreendimento e deixaria de ser acessado pela população”, afirma a ALMG.

As intervenções na estrada também podem prejudicar a visibilidade do monumento pela população, fora problemas como a poeira, tráfego de caminhões e possíveis rachaduras nas casas da comunidade.

E MAIS…
Cenário de nascentes, cavernas e corredor ecológico

A Pedra Grande conta com nascentes que deságuam no Rio Manso e, com a mineração, o abastecimento de água pode ficar comprometido. Além disso, o monumento natural conta com um corredor ecológico de travessia de animais silvestres, o único intacto na região. Ambientalistas e moradores também relataram à Beatriz Cerqueira na ocasião da visita que a Usiminas não teria catalogado todas as nascentes, cavidades e cavernas da localidade. Diante dos relatos, a parlamentar lembrou na época que acionou o Ministério Público e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) para que seja estudada a possibilidade de tombamento estadual da Pedra Grande. Também no início de agosto do ano passado, a parlamentar apresentou o Projeto de Lei (PL) 1.098/23, que cria o Monumento Natural da Pedra Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Ciclista perde controle e bate contra carro de Itaúna em Pará de Minas
Next post Criança procura PM para entregar celular que encontrou na rua e ganha homenagem