Ao passo em que o hospital de Itaúna recebe da Prefeitura um “socorro” de até R$ 535.116 e o reforço de quatro médicos clínicos e oito técnicos, em Pará de Minas foram entregues dez leitos de CTI para o Hospital Nossa Senhora da Conceição. A unidade, referência em média complexidade para a microrregião de Pará de Minas e referência em urgência/emergência e alta complexidade para 53 municípios da macrorregião Oeste, é contemplada pela Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Valora Minas, tendo recebido cerca de R$ 6,7 milhão/ano. Pelo programa Opera Mais, Minas Gerais, o hospital realizou quase 2 mil cirurgias em 2023, até o mês de agosto. O hospital possui 134 leitos, sendo 20 CTI adultos.
A inauguração dos novos leitos foi realizada nesta quinta-feira (11), com a presença do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti. Ele ressaltou que os respiradores disponibilizados ao hospital foram utilizados na época da pandemia de Covid-19 e agora, foram doados pelo Governo de Minas à instituição.
“Esses leitos não serão responsáveis apenas pelos pacientes de urgência-emergência que todos os dias estão aguardando um leito, mas também para cirurgias eletivas de maior complexidade”, ressaltou Baccheretti, complementando que o Hospital Nossa Senhora da Conceição vem se destacando muito no Opera Mais.
O prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz (PSD), disse que quando os poderes Executivo e Legislativo se unem e há, sobretudo, vontade política, se consegue entregar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) serviços de qualidade.
“Foi a união do Legislativo e Executivo que permitiu entregar dez leitos de CTI em 20 dias. São mudanças e entregas significativas para a população”, frisou Elias.
Para o secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty, a SES-MG e a Câmara Municipal foram fundamentais para esta inauguração de mais um serviço para a população que beneficiará, não só a microrregião de Saúde de Pará de Minas, mas toda a macrorregião Oeste. “Saúde é algo essencial. Queremos ser resolutivos para toda macrorregião de Saúde Oeste”, disse o secretário municipal.
RESPONSABILIDADES Para o provedor do Hospital Nossa Senhora da Conceição, José Júlio Faria, a inauguração dos dez leitos de CTI traz também responsabilidades. “Depois da inauguração, teremos uma grande responsabilidade para que continuemos atendendo a população da região”, destacou.
Que maravilha e em Itauna a saúde cada vez pior, por pouco não perdemos nossa mãe.