Escola Sebrae chega a 30 anos com planos de expansão

A Escola do Sebrae de Ensino Médio integrado à formação técnica em Administração ou Marketing, que já chegou a ter unidade em Itaúna, com a antiga Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG) no antigo Campus Vermelho, comemora 30 anos de existência de olho no futuro. O sucesso da metodologia de ensino, com demanda de mais de cinco alunos por vaga oferecida e mais de 15 mil alunos já formados, é o principal cartão de visita para engajamento de novas escolas. Com unidades de ensino privado em quatro cidades da Grande BH, em 15 municípios de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, a Escola do Sebrae se prepara para ganhar o país com o licenciamento de sua metodologia.

“Planejamos levar o itinerário da Escola do Sebrae para além de Minas, por meio de convênios com outras instituições de ensino privadas”, afirma a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Minas, Fabiana Pinho.

Além da referência internacional, a Escola do Sebrae tem sua base na metodologia de projetos com foco no processo de ensino-aprendizagem. A cada ano, os alunos passam por uma trilha de aprendizado em gestão e empreendedorismo. No 1º ano, conhecem o dia a dia de uma empresa, por meio de visitas guiadas, no projeto Tutoria; no 2º ano, fazem a gestão de um negócio em um ambiente virtual, passando por todos os setores da empresa, no projeto Empresa Simulada; por fim, no 3º ano, desenvolvem um projeto ou uma ideia de negócio real, por meio da elaboração de um plano de negócios, no Projeto Vitrine.

As atitudes empreendedoras formam o fio condutor da base curricular, comportamentos que garantiram a diferença de seus estudantes, hoje posicionados em diferentes profissões.

O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, esteve nesta quarta-feira (25) em Belo Horizonte para comemorar a data, junto ao presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, e dos ex-presidentes Roberto Simões e Stefan Bogdan Salej.

Cerimônia de 30 anos da Escola do Sebrae reúne ex-presidentes do Sebrae Minas

Durante a solenidade, o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, destacou a importância da Escola do Sebrae, a descrevendo como “muito objetiva, estratégica e transformadora”. A proposta de levar a educação empreendedora a mais estados, mais escolas e mais estudantes, na perspectiva de Quick, é um desafio no qual o Sebrae se lança de forma consciente do seu papel para o desenvolvimento do país e da sociedade.

“Por meio do ensino empreendedor conectado às diretrizes da educação básica, transformamos a vida dos estudantes e de suas famílias, construindo um país forte, uma sociedade de igualdade”, destaca Quick.

Na visão de Marcelo de Souza e Silva, a Escola do Sebrae é esse “farol de inspiração, agente de transformação, que vem preparando o jovem para suas escolhas profissionais, para realizar seus sonhos e para encarar os desafios da vida”. Silva destaca que a Escola alia o aprendizado técnico e o desenvolvimento humano, estimulando a autonomia, a proatividade e o pensamento crítico.

“Prepara o jovem para ser o protagonista de seus sonhos, independentemente do caminho que escolher profissionalmente”, frisa.

FUNDADOR DA ESCOLA Responsável pela fundação da Escola do Sebrae, o ex-presidente da instituição, Stefan Salej, lembrou do contexto em que a escola começou, num cenário de incertezas.

“Era um ambiente de alta inflação, impeachment, mas a certeza que tínhamos era de que esses desafios do mercado só seriam vencidos por meio da educação”, ressalta Salej. O resultado, segundo ele, foi a criação de uma metodologia própria, com raízes austríacas, que tinha como premissa a formação de estudantes com mentalidade empreendedora. “Precisamos responder como avançar em sinais de incertezas e novas tecnologias, mudanças geopolíticas, rapidez”, defende.

E MAIS…

Missões Nacionais e Internacionais
Realizadas desde 2008, garantem a participação de estudantes nos maiores eventos de empreendedorismo do mundo. Nas Missões dos Estados Unidos e da Europa, os jovens participam de Feiras Internacionais de Empresas Simuladas, onde têm a oportunidade de interagir com jovens e culturas de todo o mundo. Nas Missões Nacionais, os jovens visitam projetos e conhecem a realidade dos negócios do país, além de vivenciarem o trabalho realizado pelo Sebrae para o desenvolvimento e sustentabilidade dos pequenos negócios brasileiros.

Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ)
A metodologia é também a base da matriz curricular de 800 horas trabalhadas pelo projeto social da Escola: o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), dedicado a formar egressos ou estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino.

“O NEJ oferece formação técnica gratuita em Administração ou Marketing, durante um ano letivo, combinando teoria e prática. Ao associar conhecimento à experimentação, conectamos formação e realidade do mundo, retroalimentando com as realidades percebidas nossos conteúdos curriculares”, explica Fabiana Pinho, mostrando como a metodologia da Escola do Sebrae capacita os alunos tecnicamente, mas também desenvolve habilidades essenciais para seu futuro como profissional e cidadão.

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