Homem é condenado por assassinato de padre de Itaguara

A Justiça condenou um homem de 20 anos, identificado como Danilo Pinto Flores Floripes, a 17 anos em regime fechado e 10 dias-multa pelo assassinato do padre José Carvalho de Souza, em 4 de agosto de 2023. O corpo do religioso, que residia em Itaguara, na Grande BH, foi encontrado seminu em um lago localizado no Córrego dos Pintos, em Itaúna. A sentença foi proferida nessa quarta-feira (4) em sessão do Tribunal do Júri em Itaguara.

Na denúncia apresentada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Danilo e o religioso mantiveram relacionamento sexual por alguns anos. Os encontros eram marcados por meio de aplicativos de mensagens, e a vítima pagava em dinheiro pelos programas.

No dia do assassinato, Danilo disse ao padre que levaria outro rapaz, identificado na sentença como Gabriel Guimarães Belizário. Ele também acabou denunciado pelo Ministério Público. Os dois se encontraram com o religioso por volta das 21h e entraram no carro dele. Dentro do veículo, Gabriel se irritou quando o padre tentou beijá-lo e o enforcou, ocasionando sua morte.

“O denunciado Danilo participou ativamente do delito, tendo marcado o encontro e levado Gabriel, planejando todo o enredo criminoso. Apurou-se ainda que o denunciado Gabriel tinha raiva da vítima e, em ocasião anterior, tentou matá-la colocando remédio em sua bebida, fato este que era de conhecimento do denunciado Danilo”, narra trecho da sentença assinada pelo juiz e presidente do Tribunal do Júri, Breno Rego Pinto Rodrigues da Costa.

Ainda conforme o documento, Gabriel Guimarães Belizário morreu, levando, portanto, à “extinção da punibilidade”. A circunstância da morte não foi explicada na sentença.

Corpo do pároco foi encontrado no Córrego dos Pintos em Itaúna. Foto: Divulgação/PCMG

ENTENDA O CASO Em novembro do ano passado, os dois homens haviam sido indiciados pela Polícia Civil. Na ocasião, o laudo de necropsia apontou que a vítima foi asfixiada e morta antes de ser jogada no lago. Devido ao estado de decomposição do corpo, o órgão requisitou exame de DNA para confirmar a identidade.

As investigações iniciaram após o registro de desaparecimento do pároco de 61 anos. Diante disso, a PCMG iniciou as apurações a fim de descobrir o paradeiro da vítima, quando foi informada que ela teria marcado um encontro com o suspeito, então de 19 anos, o qual foi acompanhado pelo amigo, na época com 22 anos. O encontro ocorreu em um posto de combustíveis, localizado em Itaguara, a 57 quilômetros de distância de Itaúna.

Carvalho esteve a frente da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Itaguara, entre 2003 e 2009. Desde dezembro de 2020, estava afastado das funções, para se dedicar aos cuidados do pai, com quem vivia junto. (com informações do Estado de Minas e rádio Itatiaia)

One thought on “Homem é condenado por assassinato de padre de Itaguara

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post É golpe: Prefeitura e bombeiros alertam para falsas cobranças por e-mail
Next post Espingardas, munição e maconha: PM prende homem no Garcias