Em um mercado repleto de sites de apostas que operam ilegalmente, diferenciar as casas autorizadas pelo governo federal daquelas que funcionam clandestinamente nem sempre é uma tarefa simples. Para enfrentar esse desafio, a Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL), em parceria com o Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária (CONAR), tem orientado influenciadores digitais que trabalham na divulgação paga de bets a se especializarem na publicidade ética das apostas.
“Sabemos que muitos influenciadores, sem a devida checagem, acabam promovendo casas de apostas clandestinas. Com isso, todos perdem: o influenciador, que pode ser responsabilizado pela divulgação de uma empresa irregular; o apostador, que corre o risco de não receber seu valor ganho; e o próprio mercado regulado, que opera com diretrizes específicas por portarias e decretos”, afirma a o presidente da ANJL, Plínio Lemos Jorge.
Em um curso on-line de oito módulos oferecido pela associação são abordados temas essenciais, como os princípios da publicidade ética em apostas, responsabilidade social, proteção de populações vulneráveis e as conformidades e requisitos regulatórios. Desenvolvido por especialistas do setor de iGaming da agência Propane, o treinamento está disponível no site trainingcenter.propane.com.br.
Segundo o presidente da ANJL, a iniciativa busca frear uma das principais portas de divulgação dos sites ilegais no país, que são as redes sociais. O desafio é grande. Até janeiro, a Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), do Ministério da Fazenda, solicitou o bloqueio de mais de 11 mil empresas irregulares de apostas.
Plínio destaca ainda que o curso trata do jogo responsável. “O objetivo é capacitar os influenciadores a produzir conteúdo com informações transparentes sobre a atividade, em conformidade com as práticas legais e acompanhados de mensagens educativas, que buscam prevenir o vício e proteger públicos vulneráveis, como as crianças”, diz.
De acordo com o diretor de Comunicação da ANJL e CEO da Propane, Leonardo Benites, o curso ensina a criar campanhas dentro das normas, reduzindo riscos e ampliando oportunidades no mercado.

“Não compreender as regras do CONAR pode trazer grandes problemas. Multas, restrições, processos e até a perda de parcerias. Além disso, a concessão de influenciadores e afiliados pode ser seriamente prejudicada, dificultando futuras oportunidades”, aponta Benites.
SELO DE CREDIBILIDADE Para Benites, o próximo passo é oferecer aos influenciadores capacitados um selo que conceda maior credibilidade à postagem na atividade de apostas. “Com uma abordagem ética e profissional, os influenciadores se tornam mais significativos para marcas e anunciantes, garantindo parcerias. Por isso, é importante separar o profissional qualificado do que atua para o mercado de sites ilegais”, afirma o diretor de Comunicação da ANJL.
E MAIS…
Sobre a ANJL
Lançada em março de 2023, a Associação Nacional de Jogos e Loterias defende os interesses de seus associados, do setor e do jogo responsável e íntegro, sempre pautados pelo incentivo ao esporte, pela segurança das apostas e pela contribuição ao desenvolvimento econômico do país. Entre os associados estão: 1xBet, Aposta Ganha, BetBox TV , BetFast, BetNacional, Big Brasil, Clear Sale, Gamewiz, Lucky Gaming LTDA, Mr. Jack, OI Gaming, PagBet, PgSoft, Propane, Responsa Gaming, Reals Bet, Zona de Jogo, Paag , ZRO, AstroPay, StarsPay e Microcash.