Influenciadores são orientados para publicidade responsável (e legal) de apostas

Em um mercado repleto de sites de apostas que operam ilegalmente, diferenciar as casas autorizadas pelo governo federal daquelas que funcionam clandestinamente nem sempre é uma tarefa simples. Para enfrentar esse desafio, a Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL), em parceria com o Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária (CONAR), tem orientado influenciadores digitais que trabalham na divulgação paga de bets a se especializarem na publicidade ética das apostas.

“Sabemos que muitos influenciadores, sem a devida checagem, acabam promovendo casas de apostas clandestinas. Com isso, todos perdem: o influenciador, que pode ser responsabilizado pela divulgação de uma empresa irregular; o apostador, que corre o risco de não receber seu valor ganho; e o próprio mercado regulado, que opera com diretrizes específicas por portarias e decretos”, afirma a o presidente da ANJL, Plínio Lemos Jorge.

Em um curso on-line de oito módulos oferecido pela associação são abordados temas essenciais, como os princípios da publicidade ética em apostas, responsabilidade social, proteção de populações vulneráveis e as conformidades e requisitos regulatórios. Desenvolvido por especialistas do setor de iGaming da agência Propane, o treinamento está disponível no site trainingcenter.propane.com.br.

Segundo o presidente da ANJL, a iniciativa busca frear uma das principais portas de divulgação dos sites ilegais no país, que são as redes sociais. O desafio é grande. Até janeiro, a Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), do Ministério da Fazenda, solicitou o bloqueio de mais de 11 mil empresas irregulares de apostas.

Plínio destaca ainda que o curso trata do jogo responsável. “O objetivo é capacitar os influenciadores a produzir conteúdo com informações transparentes sobre a atividade, em conformidade com as práticas legais e acompanhados de mensagens educativas, que buscam prevenir o vício e proteger públicos vulneráveis, como as crianças”, diz.

De acordo com o diretor de Comunicação da ANJL e CEO da Propane, Leonardo Benites, o curso ensina a criar campanhas dentro das normas, reduzindo riscos e ampliando oportunidades no mercado.

Para Benites, próximo passo é oferecer aos influenciadores capacitados um selo de maior credibilidade. Foto: Divulgação/ANJL

“Não compreender as regras do CONAR pode trazer grandes problemas. Multas, restrições, processos e até a perda de parcerias. Além disso, a concessão de influenciadores e afiliados pode ser seriamente prejudicada, dificultando futuras oportunidades”, aponta Benites.

SELO DE CREDIBILIDADE Para Benites, o próximo passo é oferecer aos influenciadores capacitados um selo que conceda maior credibilidade à postagem na atividade de apostas. “Com uma abordagem ética e profissional, os influenciadores se tornam mais significativos para marcas e anunciantes, garantindo parcerias. Por isso, é importante separar o profissional qualificado do que atua para o mercado de sites ilegais”, afirma o diretor de Comunicação da ANJL.

E MAIS…
Sobre a ANJL

Lançada em março de 2023, a Associação Nacional de Jogos e Loterias defende os interesses de seus associados, do setor e do jogo responsável e íntegro, sempre pautados pelo incentivo ao esporte, pela segurança das apostas e pela contribuição ao desenvolvimento econômico do país. Entre os associados estão: 1xBet, Aposta Ganha, BetBox TV , BetFast, BetNacional, Big Brasil, Clear Sale, Gamewiz, Lucky Gaming LTDA, Mr. Jack, OI Gaming, PagBet, PgSoft, Propane, Responsa Gaming, Reals Bet, Zona de Jogo, Paag , ZRO, AstroPay, StarsPay e Microcash.

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