A concessionária Viasul substituiu ônibus mais antigos, fabricados em 2009, por outros veículos dois anos mais novos, ano 2011. A troca só foi possível porque um decreto de julho de 2024, da administração passada, alterou a idade máxima dos coletivos de Itaúna de 12 para 14 anos de uso. Na ocasião, a medida foi justificada pela então gerente de Trânsito e Transportes, Cíntia Valadares, “após inúmeras tentativas para reequilibrar o contrato com a Viasul, por meio de subsídio”. Anteriormente, a administração do ex-prefeito Neider Moreira (PSD) já havia permitido que a idade média dos coletivos de Itaúna fosse de 6 para 10 anos.
Após a aprovação do subsídio da tarifa para R$ 4,90, pela Câmara Municipal, em março, a renovação da frota depende da homologação do acordo com a Viasul, que acionou a Justiça requerendo R$ 18 milhões como forma de reequilíbrio de contrato, alegando prejuízos desde a pandemia. A aquisição de novos ônibus é uma das condicionantes da Prefeitura no acordo com a empresa de ônibus.
Para entrar em circulação, os veículos passaram por vistoria dos fiscais do setor de Trânsito da Prefeitura, que avaliaram toda a estrutura interna, externa e mecânica, garantindo que estejam em condições adequadas para o transporte de passageiros. “Esses veículos irão substituir quatro ônibus do ano de 2009, que serão retirados de circulação a partir do dia 7 de abril por ultrapassarem o tempo máximo recomendado de uso”, afirma a Prefeitura de Itaúna.

A última vez que a Viasul adquiriu ônibus zero quilômetro foi em 2019, quando Itaúna recebeu cinco coletivos. Um deles foi incendiado por uma facção do tráfico de drogas no bairro Morada Nova, em março de 2023.
Os veículos anos 2011 colocados em circulação em Itaúna mantém a numeração que identificava os ônibus ano 2009 que foram baixados. Antes de circular em Itaúna, já rodaram na Grande Belo Horizonte, em Varginha, no Sul de Minas, e por último na região do Vale do Aço mineiro.
QUEDA DE BRAÇO COM A CÂMARA Em dezembro de 2023, Neider anunciou a retirada de 18 coletivos de circulação em uma “queda de braço” com a Câmara após vereadores “insistirem em não votar” um projeto de lei que incluía o subsídio e o reequilíbrio de contrato, que foi parar na Justiça, no valor total de R$ 26,2 milhões.
Na ocasião, o então prefeito disse que para cumprir o contrato com a empresa de ônibus, precisa tomar atitudes e uma delas será a “iniciada da retirada de circulação de ônibus que não estão em condições de cumprir o contrato”, entre eles os fabricados em 2009.
Apenas três dias depois, uma “força-tarefa” realizada pela concessionária reativou coletivos proibidos pela Prefeitura de circular, incluindo esses que somente agora foram baixados. Na ocasião haviam sido retirados de operação um ônibus rural, duas vans do Programa Conduz e oito ônibus urbanos.
É escandalosa a forma como essa pocilga chamada Viasul trata os itaunenses. Será que a população da cidade não compreende que está sendo enganada, lesada e relegada a quarto nível? Veja bem….
A “empresa” está trazendo ônibus 2011 para compor a frota dedicada para transporte público coletivo urbano, veículos que já foram surrados na RMBH, no sul de Minas e em Ipatinga! Pode até pedir música no Fantástico! 3 vezes de uso! E os itaunenses aceitam isso de bom grado? E ainda os meliantes querem receber subsídios para continuar essa indecência gritante? E o Mitre vai permitir isso?
É por ISSO e por MUITO mais que peremptoriamente eu AFIRMO que dentro de muito breve, essa indecência gritante vai acabar em Itaúna. Uma outra empresa de cores vermelha verde amarela e branca de outro lugar no Brasil, outro estado, assumirá definitivamente o transporte coletivo urbano e rural de Itaúna! Itaúna PARA SEMPRE ficará livre dessa imundície chamada Viasul ou Saritur que seja! O que DANIEL escreve NÃO há volta. A ordem se cumpre!