CONCORRIDA As eleições 2020 prometem. No páreo, já surgiram oito prováveis nomes para o Executivo entre as rodas de conversa na cidade. Um deles trabalha forte a publicidade em torno do governo Zema, criticado pelo prefeito Neider Moreira (PSD) pelos atrasos nos repasses ao Município. Como diz a velha máxima: não existe almoço grátis. Retornaremos ao assunto.
TEXTÃO “Sr. presidente, como o devido deve ter aproximadamente umas 50 folhas, vou pedir vossa excelência que o vice-presidente possa fazer a leitura para mim por favor”,
Lacimar Cezário, o Três (PSL), secretário da Mesa Diretora da Câmara, sobre o pedido de Otacília Barbosa (PV) para comissão processante pelas interferências de Neider na Revisão do Plano Diretor. Hudson Bernardes (PSC) levou 1h12min para conseguir ler todo o texto. Haja voz.
ALTURA DE EMBARQUE Concessionária Autotrans arqueou a suspensão dos novos ônibus do transporte coletivo, para que os veículos tenham mais agilidade para transitar nas ruas de Itaúna. Razão para usuários e o vereador Joel Arruda (PSD) reclamarem que a altura de embarque está mais alta. O procedimento, porém, não é novo. Já havia sido adotado nos micro-ônibus que a empresa adquiriu em 2017.
EMBARQUE (2) Os buracos nas ruas e os constantes choques na suspensão, como os das travessias da linha férrea mantida pela VLI, levaram a Autotrans a substituir componentes dos eixos dianteiros dos ônibus, do chassi de 14 toneladas, para o de 17, mais robusto. Os eixos Mercedes-Benz viviam quebrando.
NOVO YOUTUBER Viralizaram nas redes sociais, nessa semana, os vídeos de Marcus Vinícius, torcedor do América e motorista de ônibus que grava suas andanças pela região, em busca por uma namorada. A expressão “top top top”, elogiando a cidade, comércios de Itaúna e região, pegou na boca do povo. O rapaz gente boa já grava os vídeos há algum tempo, mas só agora ganhou fama. É o novo youtuber itaunense.
PLANO DIRETOR “Não estou votando a cassação de ninguém, mas que seja fiscalizado o Plano Diretor que já deveria estar na Câmara e tem sido cobrado por muitos vereadores. Que fiscalize o porque de o Plano não estar na Câmara”, Gláucia Santiago (PSB), justificando voto a favor do pedido da comissão.
PLANO (2) “Nós precisamos saber o porquê, quais as justificativas, se essa Casa e a população vai aceitar. A cidade, o meio ambiente, os construtores e empreendedores estão parados, porque não tem uma decisão”, Joel Arruda, cobrando a votação do novo texto. Márcia Cristina (PP), Antônio de Miranda, o Toinzinho (PHS) e Alex Artur, o Lequinho, (PSDB) também foram a favor da comissão.
PLANO (3) “Tá tendo dois pesos e duas medidas nessa Casa. A minha (comissão) foi aceita por unanimidade”, Lequinho, reclamando sobre os votos contrários dos colegas.
PLANO (4) No fim das contas, prevaleceu o poder do prefeito, após a formação da atual Mesa Diretora: nove votos contra a comissão, cinco a favor. Alexandre Campos (MDB), Otacília e Iago Santiago (Avante) não votaram. Ao término da reunião, Campos avisou os colegas que Neider iria “pagar a cerveja” no Bar do Rosse – estabelecimento gerido pelo secretário de Infraestrutura e Serviços, Rosse Andrade.
PERGUNTA Acabou a pizza na Câmara?
PARADA NO PONTO Segunda comissão mais importante em andamento na Câmara, depois da Comissão de Ética, a de Transportes será retomada em reunião na próxima quarta-feira (19).
FALE COM A COLUNA viuitauna@gmail.com