@viuitauna
A posse da Mesa Diretora ocorreu na manhã desta segunda-feira (2), com a presença do prefeito Neider Moreira (PSD). Nesval Júnior (PSD) assumiu a presidência da Câmara Municipal de Itaúna, com Alexandre Campos (União Brasil) passando a ocupar o cargo de vice, e Márcia Cristina, a Márcia do Dr. Ovídio (Patriota), como secretária. Em comunicado à imprensa, a assessoria da Casa destaca que Nesval, que substituiu o mandato de Lucinho de Santanense (PSD), entra para a história como o primeiro estagiário do Poder Legislativo a chegar ao cargo de vereador e assumir a presidência.
A eleição da mesa para o biênio 2023/2024 ocorreu dia 17 de novembro, de forma tranquila. Nesval ganhou a disputa com Antônio de Miranda, o Toinzinho (PSC), e por 10 votos a 7 foi confirmado na presidência.
O novo presidente, que era suplente de Lucinho de Santanense, assumiu a titularidade do mandato em setembro de 2022, depois de o colega, que havia se licenciado em janeiro de 2021, para assumir a Secretaria Municipal de Planejamento e Governo, renunciar de forma definitiva. Entretanto, Nesval já ocupava a cadeira no plenário desde a saída de Lucinho.
TRAJETÓRIA POLÍTICA Nesval iniciou a vida política como estagiário na Câmara Municipal em 2011, sendo eleito vice-presidente do diretório acadêmico da faculdade de Direito da Universidade de Itaúna, três anos depois. Durante a administração do ex-prefeito Osmando Pereira (PSDB), atuou no Centro da Juventude, onde desenvolveu ações e políticas públicas voltadas para os jovens, chegando a ser presidente do conselho da juventude.
A partir de 2017, no primeiro mandato de Neider, ocupou cargo de relevância dentro do atual governo municipal. Em 2020, Nesval também foi candidato a vereador, obtendo 520 votos.
“Nesval Júnior entra para a história como o primeiro estagiário da Câmara Municipal que chega ao cargo de vereador e assume a presidência do Legislativo itaunense”, afirma a assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Itaúna.