Incluído na ordem do dia da reunião de terça-feira (9), o projeto de lei 9/2024, que autoriza o Município à repassar R$ 180 mil à Associação Desportiva Internacional de Minas, com o objetivo de cobrir suas despesas, foi aprovado pelos vereadores por dez votos favoráveis e quatro contrários. Durante a sessão, parte dos parlamentares manifestaram apoio à proposta, enquanto outros expressaram dúvidas e questionaram a necessidade do recurso. O presidente do clube, Thiago Gosling, utilizou a tribuna da Câmara Municipal e destacou que o projeto beneficiará mais de 600 alunos em Itaúna.
A Associação Desportiva Internacional de Minas disputa o Campeonato Mineiro de segunda divisão da categoria profissional, além dos campeonatos Mineiros da primeira divisão das categorias de base. Seus recentes títulos, como o Mineiro de segunda divisão na categoria Sub-17 em 2021 e o campeonato do interior do Mineiro da primeira divisão, na categoria Sub-20 em 2022, destacam o desempenho das equipes.
“Além disso, a participação inédita na renomada Copa São Paulo de Juniores, na categoria Sub-20, evidencia a relevância da associação no cenário esportivo”, sustenta a Câmara, em comunicado à imprensa.
APOIO À ESCOLINHAS MUNICIPAIS A galeria ficou lotada de alunos e jogadores do clube. Por outro lado, vereadores contrários à proposição relembraram a importância de priorizar o apoio aos clubes e escolinhas de futebol municipais por meio do Poder Executivo. Além disso, questionaram por que não foram repassados recursos para as associações esportivas de Itaúna, em emendas parlamentares indicadas por eles próprios, aguardando ainda que o Município efetue tais repasses.
O presidente do Inter de Minas também ressaltou a crescente visibilidade da instituição no cenário estadual e nacional, o que contribui para elevar o nome do município de Itaúna.