Aumento populacional e oferta de empregos eleva demanda por imóveis na cidade mineira
Nos primeiros meses de 2024, Itaúna, em comparação com outros municípios de Minas Gerais, foi a que apresentou o maior crescimento em termos econômicos.
Com isso, a procura por casas à venda em Itaúna aumentou consideravelmente, o que pode ser explicado também devido ao aumento populacional e maior oferta de empregos.
De acordo com o último Censo, realizado em 2022, a população de Itaúna apontou um aumento de 14,28%, comparando com os dados do Censo de 2010.
Vamos explorar agora a relação entre crescimento de Itaúna e a valorização imobiliária!
CRESCIMENTO DE ITAÚNA X VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA
Nos últimos anos, a cidade de Itaúna registrou um crescimento expressivo, ocupando a 5ª posição entre as economias mais sólidas da região centro-oeste de Minas.
Apenas lembrando que Itaúna abriga grandes empresas ligadas ao comércio e indústria siderúrgica, como a Belgo Arames e a PCMA, do grupo Stellantis.
Diante desse cenário, tem atraído cada vez mais investimentos, acarretando maior geração de empregos e, consequentemente, uma alta demanda de imóveis em Itaúna.
Além disso, o segmento da construção civil merece um destaque especial, com novos lançamentos tanto residenciais quanto comerciais, e com construções cada vez mais modernas, há um impacto direto na valorização imobiliária.
Por fim, um ponto que vale ressaltar é que o PIB per capita de Itaúna é R$ 5,1 bilhões de reais, superior à média do Estado.
FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A VALORIZAÇÃO DOS IMÓVEIS EM ITAÚNA
Além do crescimento econômico, outros fatores favorecem a valorização dos imóveis na região, entre os quais citamos:
INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA
A Prefeitura tem feito investimentos em infraestrutura, como obras de pavimentação asfáltica em várias áreas, e ao melhorar a acessibilidade e a qualidade de vida dos moradores, impacta diretamente na valorização dos imóveis. De acordo com o prefeito Neider Moreira, o objetivo é proporcionar mais segurança e conforto aos moradores.
Portanto, locais com melhor acessibilidade e segurança tendem a se valorizar mais em comparação com regiões mais afastadas.
DEMANDA E OFERTA
O equilíbrio entre a demanda e a oferta de imóveis em Itaúna é outro aspecto que devemos levar em conta.
No mercado imobiliário, quando a demanda supera a oferta, a tendência é que os preços subam, resultando assim em maior valorização.
Considerando que, com a chegada de novas empresas, atrai mais pessoas em busca de emprego, e provavelmente a demanda será muito superior à oferta.
MODERNIZAÇÃO DOS IMÓVEIS EM ITAÚNA
Com o surgimento de novas necessidades, seja para quem está pensando comprar ou alugar um apartamento ou casa em Itaúna, as construtoras tiveram que se adaptar a essa nova realidade.
As novas construções já contam com novas tecnologias, como sistemas modernos de segurança e até mesmo a instalação de sistema de energia solar, atraindo assim mais compradores.
Ao integrar espaços mais funcionais e que proporcionem acessibilidade e conveniência, sem dúvida, é mais um ponto que influencia a valorização dos imóveis.
Enfim, o crescimento de Itaúna e a valorização imobiliária estão interconectados, com ótimas oportunidades de negócios.