Missas serão retomadas nas paróquias de Itaúna em 21 de junho; saiba como realizar o agendamento

@viuitauna

O Bispo Dom José Carlos emitiu nesta terça-feira (9) novas orientações sobre a realização de missas nos 25 municípios da Diocese de Divinópolis. Em sua fala, Dom José determina que cada cidade entre em um consenso sobre a melhor forma de proceder durante a quarentena. Na Forania de Sant’Ana, os padres das seis paróquias de Itaúna decidiram retomar as missas a partir de 21 de junho. Conforme antecipou o @viuitauna, haverá agendamento prévio, nas quintas e sexta-feiras anteriores à cada celebração.

A reabertura das igrejas segue determinação, acatada pela Justiça, que limita as celebrações a até 30 fiéis, incluindo o padre e auxiliares. De acordo com padre Everaldo, os participantes também assumem a responsabilidade de seguir as normas sanitárias, com o uso obrigatório de máscaras de proteção.

Em junho também haverá missas em Itaúna no fim de semana dos dias 27 e 28. O agendamento vale apenas para o inscrito e mais uma pessoa, sem exceções. O processo começa na próxima quinta-feira (18), nas secretarias paroquiais da Forania. Cada paróquia divulgará os horários. Será necessário apresentar, durante a entrada das missas, documento de identificação com foto.

Dom José Carlos manifestou preocupação quanto ao aumento dos casos de COVID-19 nos locais onde as missas foram liberadas e tiveram de ser suspensas. “Mas, com temor, decidimos experimentar aqui a reabertura possível e permitida. O retorno de deve se ater a todas e cada uma das exigências sanitárias que o momento exige e que os decretos municipais estabelecem. Cada padre torna-se responsável pela seriedade e firmeza na aplicação das medidas de proteção dos fiéis na sua paróquia. E só recomecem depois de terem organizado todos os meios que favoreçam a proteção dos fiéis”, afirma.

CELEBRAÇÕES AUTORIZADAS As missas estavam suspensas em Itaúna desde 19 de março. Publicada no último dia 23, a Portaria n° 5.816 da Prefeitura autorizou o retorno das atividades de igrejas e templos religiosos, mas ação civil pública do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), acatada pela 2ª Vara Cível de Itaúna, limitou o número de fiéis durante as celebrações.

O decreto municipal estabelece que as missas sejam realizadas em até 50 minutos de duração – sendo cinco minutos dedicados à entrada de fiéis e cinco minutos para a saída. Além disso, deverá haver controle de acesso a espaçamento mínimo de dois metros por pessoa, interditando bancos intercalados. Nos banheiros, os templos e igrejas disponibilizarão álcool gel, sabonete líquido e toalhas descartáveis.

Assista ao vídeo da Paróquia de Sant’Ana explicando como será o agendamento:

https://www.facebook.com/paroquiasantanaitaunamg/videos/946844295766689/?t=62

2 thoughts on “Missas serão retomadas nas paróquias de Itaúna em 21 de junho; saiba como realizar o agendamento

  1. Acho ridículo critérios abordados desta forania 30 pessoas quais critérios para participar se a maioria não pode participar preferível ficar fechado vocês estão procurando pulgas para coçar ainda não é o momento vamos esperar para que todos voltem com segurança e como podemos ter segurança em receber aeucarista será que o celebrante ou os ministros estão isentos de pegar o vírus pois ei não me sinto seguro ainda de receber eucaristia pense bem com cautela bispo não tem autonomia para decidir essa questão tão delicada e científica eu Gino de Bosco

    1. É não ir. Eu não me sinto segura e não vou, mas respeito quem quiser ir e sei que as igrejas vão tomar todas as precauções para não haver contágio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Comércio de Itaúna volta a funcionar até às 18h a partir desta terça (9); Corpus Christi terá lojas abertas
Next post SAAE realiza testes de COVID-19 em servidores, após caso confirmado; grupo foi afastado do trabalho