Diocese ainda não definiu reabertura de igrejas católicas em Itaúna; missas poderão ter agendamento

@viuitauna

A reabertura das igrejas católicas segue indefinida em Itaúna. Apesar de a Portaria n° 5.816 autorizar a volta das missas, suspensas desde 19 de março, a Diocese de Divinópolis ainda não se pronunciou a respeito. A expectativa, segundo comentários, é de que as celebrações religiosas sejam retomadas gradualmente nas seis paróquias do município, mediante agendamento prévio dos fiéis. Ainda nessa semana, os padres da Forania de Sant’Ana se reunirão com o bispo Dom José Carlos.

Ao @viuitauna nesta terça-feira (26), a Diocese afirmou, via assessoria de comunicação, que a situação “continua da mesma forma que está”.

Publicada pelo Jornal Oficial do Município no último sábado (23), a Portaria n° 5.816, anunciada pelo prefeito Neider Moreira (PSD), permite a reabertura das igrejas, desde que as missas sejam realizadas em até 50 minutos de duração – sendo cinco minutos dedicados à entrada de fiéis e cinco minutos para a saída. Além disso, deverá haver controle de acesso e espaçamento mínimo de dois metros por pessoa, interditando bancos intercalados.

Nos banheiros, os templos e igrejas disponibilizarão álcool gel, sabonete líquido e toalhas descartáveis. O uso obrigatório de máscaras de proteção segue mantido.

PRESSÃO EVANGÉLICA A liberação de templos religiosos em meio a quarentena da COVID-19 ocorreu depois de pressão de pastores evangélicos na Câmara Municipal. O projeto de lei 46/2020, que propunha a classificação das atividades de cunho religioso como essenciais em períodos de calamidade pública, chegou a ser colocado em pauta na reunião da última terça-feira (19).

O texto de autoria dos vereadores Alexandre Campos (DEM) e Giordane Alberto (PV), porém, acabou suplantado pela última portaria do Poder Executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Idosos de duas instituições de Itaúna serão testados para COVID-19; ação do Rotary atualizou diagnóstico em Carmo do Cajuru
Next post Depois de Pranchana, Lequinho deixa relatoria da CPI da ViaSul; prazo é prorrogado e Márcia denuncia ida de vereadores à garagem da empresa