Vereadores propõem liberação de igrejas e templos na quarentena; Rotativo será analisado por comissões

@viuitauna

A reunião ordinária da Câmara Municipal dessa terça-feira (19) teve início com a aprovação, por unanimidade, da entrada do projeto de lei 46/2020, que classifica igrejas e templos religiosos em Itaúna como serviços essenciais em períodos de calamidade pública. O texto de autoria dos vereadores Alexandre Campos (DEM) e Giordane Alberto (PV) foi colocado em plenário em regime de urgência e ainda necessita ser votado. Caso seja aprovado pelo Poder Legislativo, liberará o funcionamento das atividades de cunho religioso na cidade, dentro dos decretos do Município durante a quarentena de COVID-19.

Outros três PLs que propõem alterações no estacionamento rotativo foram encaminhados para análise de comissões. Entre as propostas apresentadas estão a venda fracionada de talões e a anulação das notificações emitidas por monitores do Zona Azul Rápida (ZAR) – conforme o @viuitauna mostrou em primeira mão em 23 de abril.

Apesar da expectativa, o relatório final da CPI da Rachadinha não foi lido em plenário e deve ficar para a próxima reunião, em 26 de maio. O parecer dos vereadores Joel Arruda (PL), Anselmo Fabiano (PDT) e Antônio de Miranda, o Toinzinho (PSC), é favorável a cassação de Lacimar Cezário, o Três (PSL), uma vez que entende que houve quebra de decoro parlamentar. A Mesa Diretora da Câmara tem até 2 de junho para realizar a votação pela cassação ou não de Três. O caso é investigado pela Polícia Civil.

40% DE ADICIONAL PARA SAÚDE Também nessa terça foi apresentado projeto de lei 40/2020 da vereadora Márcia Cristina, a Márcia do Dr. Ovídio (Patriota), que autoriza a Prefeitura a pagar adicional de insalubridade de 40% para profissionais da saúde. O texto também foi remetido a análise. Em sua justificativa, Márcia alega que os servidores da área tem família e correm riscos durante a pandemia, mas trabalham porque a população precisa deles.

“Alguns setores precisam estar a disposição da população. Os servidores da saúde estão a frente, correndo risco”, afirma a vereadora.

A próxima reunião do Poder Legislativo, no dia 26, teve mantido o horário das 14h.

9 thoughts on “Vereadores propõem liberação de igrejas e templos na quarentena; Rotativo será analisado por comissões

  1. Glória seja dada a Deus , estamos com saudades de cultuarmos com nossos irmaos lógico com os devidos cuidados,aglomeração maoir esta acontecendo todos os dias na praça em filas dos bancos e lotericas, em lojas.

  2. Bom dia, tarde e noite a todos!
    Sou o pastor Fernando da igreja do evangelho quadrangular,venho agradecer a todas as autoridades, executiva, legislativo e judiciária dessa nossa linda cidade pelo isolamento vertical que está sendo feito, pesso a todos vocês, para que seja justo e um isolamento vertical de verdade, que venha abranger também as religiões, sendo com normas da secretaria de saúde,sendo assim a democracia e o respeito aos interesses de uma grande parte dos cidadão dessa nossa cidade. Esperamos bom senso de todos vocês, iremos acompanhar a suas decisões com muito apreço.
    Obrigado!

  3. Ótimo projeto, pois têm muitas pessoas que estão desesperadas emocionalmente.
    E uma das maiores doença citada na OMS é a saúde mental e é onde as igrejas com sua missa/culto, que acalma a alma/mente das pessoas, do cidadão, no nosso município itaunense

  4. Os templos devem ser abertos primeiro , porque e anticonstitucional o que foi feito não só nos templos como em todas áreas , fechar tudo .
    Segundo que já está provado que não e dessa forma, fecha tudo que irá se resolver mesmo verdadeiramente. Porque já virou briga política .
    No caso dos templos devem ser e estar e permanecer abertos ,porque é um alento as pessoas necessitadas de uma palavra amiga e uma oração elas ter como recurso de procurar .
    Outro sim , templos (igrejas ) são tambem locais que ajudam com alimentos ,roupas e etc.
    E também não será porque os templos fechados que não terá um vírus ,uma vez que temos nesses tempos vários vírus e nem por isso fechou – se tudo.

    Obrigado

    Clodoaldo dos Santos
    Assembleia de Deus

  5. Bom dia, como pastor vejo a importância da abertura dos templos, pois poderemos dar assistência a povo espiritual não só os membros da nossa igreja como a população. Sendo cauteloso com as recomendações da saúde , atendimento com máscaras e com álcool em geel e mantendo distância. Desde já agradeço pela atenção e cooperação de todos.

  6. O que podemos esperar de instituições que se autoproclamam representantes de Deus na Terra, mas que comemoram e fomentam a reabertura de templos para expor pessoas a riscos desnecessários de contágio só para manterem seus interesses de arrecadação e controle? Sempre disseram da boca pra fora que a igreja não eram os templos e sim as pessoas, mas agora que tal afirmação se faz necessária, simplesmente ignoram esse lema.
    Ver sacerdotes fazendo lobby para abrir seus templos é vergonhoso e leva em descrédito todos os valores morais e a falsa preocupação que sempre declararam com a família. Porém mais vergonhoso que isso é vermos vereadores cedendo a esses lobby’s, demonstrando descompromisso com a coletividade e o bom senso, liberando a população para se exporem a algo que não temos recursos epidemiológicos para combater. Isso que dá elegermos para cargos de um estado laico pessoas sem compromisso com a ciência, mas devotos de ladainhas e de Mamom. Bom que agora as igrejas poderão mostrar seus poderes de cura, já que estão sempre dispostas a saberem mais que médicos e cientistas. Curem a Covid19! Desafio todos os sacerdotes então a mostrarem que seus serviços são mesmo essenciais e passem a curar os contaminados pela Covid19. Sejam mais úteis que os médicos para que os vereadores possam provar que estão certos ao fazerem essa liberação. A partir de hoje a igreja que começar a receber as ambulâncias do SAMU, ganha o meu respeito. Acorda Itaúna! Será que voltamos a Idade Media?

  7. Tenho o maior respeito por todo tipo de culto. Mas, considerando que o mundo inteiro passa por uma pandemia, que é questão de se proteger e proteger o próximo, em cujo momento deve se aplicar a máxima de Jesus “Amar o próximo como a si mesmo”, como entender que há o desejo por parte de seus líderes espirituais querer os fieis dentro dos templos? O mundo virtual está aí, com toda a sua capacidade de alcance, tanto que é usado pelas igrejas pra disseminar a palavra. Então, que os cultos virtuais sejam feitos para dar a assistência espiritual que se deseja, sem expor a vida de ninguém. Fica a pergunta: existe milagre maior que a vida? Afinal, só temos uma! Que o projeto na Câmara seja rejeitado por questão sanitária, haja vista que está indo contra a Constituição Federal. É isso.

  8. Faço das palavras dos meninos (Jonathas Santos e Wandick Robson) às minhas,realmente as pessoas estão precisando de alento nesse momento, e de palavras de consolo, diante de tantas mortes acometidas no mundo todo,estamos em isolamento social com base em dados da OMS, médicos infectologistas e cientistas que vem se debruçando incasavelmente para que todos possam sobreviver a esse momento tão difícil que todos estão passando,então sejamos cautelosos no que tange nossas vidas e as dos outros, caso contrário de nada valerá ir a igreja, fazer profissão de suas crenças, vamos nos cuidar.
    E como bem disse Wandick e confirmo, o direito a vida é constitucional!!
    Quanto as questões pessoais de cada um respeito, mas aqui estamos falando do coletivo.
    Sejamos prudentes e tenhamos discernimento.
    Eu me recuso a acreditar que Itaúna está tendo como projeto de lei a abertura das igrejas!
    E fico indignada com a postura desses edis que nos representam.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Relatório da CPI da Rachadinha é favorável à cassação de Lacimar Cezário; análise está com Alexandre Campos
Next post Gustavo Mitre se reúne com chefe da Polícia Civil, que promete delegado em 15 dias e novos servidores