Idosos de duas instituições de Itaúna serão testados para COVID-19; ação do Rotary atualizou diagnóstico em Carmo do Cajuru

@viuitauna

Depois de Carmo do Cajuru, idosos de duas instituições de acolhimento a idosos de Itaúna serão testados para COVID-19, em uma ação do Rotary de Itaúna Cidade Educativa. O projeto, intitulado Corona Zero, aplicará 230 testes moleculares RT-PCR. O recolhimento de amostras respiratórias será direcionado a residentes e funcionários do Centro de Recuperação e Assistência Social Integrada (CRASI) e da Fundação Frederico Ozanan.

Na cidade vizinha a Itaúna, os testes custeados pela organização possibilitaram o diagnóstico do vírus em 13 idosos e quatro funcionários da Vila Vicentina, em isolamento desde 15 de maio. A suspeita de contaminação no local surgiu depois da morte de uma idosa de 82 anos, dez dias antes. Inicialmente, a mulher apresentava sintomas de pneumonia.

Conforme mostrou o @viuitauna em 20 de abril, laboratórios particulares de Itaúna oferecem dois tipos de teste para o novo coronavírus, com valores que vão de R$ 275 a R$ 380.

Último boletim divulgado pela Prefeitura de Itaúna nesta segunda-feira (25), aponta um total de 719 notificações na cidade, com 12 casos confirmados e 107 descartados após a realização de exames. Em Carmo do Cajuru, 47 pessoas já foram diagnosticadas com a COVID-19, de um total de 292 casos notificados. 138 foram descartados.

“O Rotary Internacional monitora a crise global causada pela COVID-19, atentando para as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Sempre fomos parceiros da comunidade itaunense. Por meio da aplicação destes testes, queremos promover a saúde e segurança dos idosos e funcionários destas instituições”, afirma a presidente do clube Rotary de Itaúna Cidade Educativa, Maria Solange Fonseca.

Para o secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, a iniciativa do Rotary é um importante apoio ao Município, principalmente pelo fato de os idosos estarem no grupo de risco da doença. “A aplicação dos testes dará mais tranquilidade também aos funcionários das instituições de acolhimento e seus colaboradores”, avalia.

PROJETO Em todo o Brasil, o projeto Corona Zero pretende realizar mais de 100 mil testes RT-PCR em idosos abrigados em asilos ou instituições de longa permanência, previamente cadastrados e contemplados em doações de associados do Rotary e empresas privadas. A ação conta com o aporte financeiro de um banco, além do apoio logístico do Rotary, que cadastra e operacionaliza as coletas, com o suporte das secretariais Municipais de Saúde.

Após o recolhimento das amostras, os exames são realizados pelos laboratório Fleury, em São Paulo, e Hermes Pardini, em Belo Horizonte.

One thought on “Idosos de duas instituições de Itaúna serão testados para COVID-19; ação do Rotary atualizou diagnóstico em Carmo do Cajuru

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Apesar da obrigatoriedade, cidadãos dispensam o uso de máscaras; Prefeitura multou 30 estabelecimentos
Next post Diocese ainda não definiu reabertura de igrejas católicas em Itaúna; missas poderão ter agendamento