Casos de COVID-19 chegam a 41 em Itaúna e novo decreto prorroga quarentena por mais sete dias

@viuitauna

Em cinco dias, desde que o último boletim havia sido divulgado pela Prefeitura, o total de casos confirmados de COVID-19 em Itaúna passou de 27 para 41. As notificações também deram um salto significativo no novo informativo divulgado hoje (15), passando de 859, na quarta-feira (10) véspera do feriado de Corpus Christi, para 891 – 32 a mais. Os números de pacientes recuperados (17) e óbitos descartados (14) permanecem os mesmos.

Os dados ainda não incluem resultados de testes realizados em duas instituições de acolhimento a idosos na cidade. A ação realizada pelo Rotary Cidade Educativa nos últimos dias 3 e 4, aplicou cerca de 230 testes moleculares RT-PCR em residentes e funcionários do Centro de Recuperação e Assistência Social Integrada (CRASI) e da Fundação Frederico Ozanan. A justificativa do laboratório Hermes Pardini, responsável pelos exames, é de que houve um erro no sistema, o que atrasou a emissão dos resultados.

Um novo decreto publicado pela Prefeitura no fim do dia, de n° 7.168, prorroga a quarentena com funcionamento do comércio de 9h às 18h, até a próxima segunda-feira (22).

O texto mantém as restrições no funcionamento de restaurantes, templos religiosos e clínicas de estética, após o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) indeferir, no último dia 2, a liminar impetradada pela Prefeitura, com o objetivo de derrubar a ação civil pública movida pelo Ministério Público (MPMG). O processo levou o prefeito Neider Moreira (PSD) a recuar na flexibilização das atividades, conforme mostrou o @viuitauna em primeira mão.

Testes foram recolhidos no CRASI e Fundação Frederico Ozanan; erro em laboratório atrasou entrega de resultados. Foto: Divulgação/Prefeitura de Itaúna

TESTES DISPONÍVEIS NOS PSFs Apesar de as ruas do Centro permanecerem cheias, a Secretaria Municipal de Saúde alega que a com a intensificação da testagem, feita inclusive nas unidades de saúde (PSFs), o número de casos confirmados de COVID-19 em Itaúna pode sofrer um aumento considerável a partir de agora.

Os novos boletins considerarão pessoas que se infectaram com o novo coronavírus no início da pandemia, mas já se recuperaram. “Portanto, na mesma proporção de novas confirmações poderão acontecer os de recuperações de pacientes. A testagem em massa possibilitará também o conhecimento da realidade e do panorama do coronavírus na cidade e a tomada de respectivas decisões”, afirma a Prefeitura de Itaúna.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Preso autor de homicídio no Garcias neste domingo (14); briga teria sido motivação para o crime
Next post Vazamento de gás deixa seis intoxicados na Ferguminas; vítima em estado grave é transferida para BH