Geórgia da APAE anuncia pré-candidatura à deputada estadual: conheça sua trajetória

Com 12 anos de atuação na APAE Itaúna – seis anos como superintendente, Geórgia Mendonça é um dos nomes que se lançam na cidade na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições de 2026. A fisioterapeuta e mãe atípica, reconhecida pela Medalha JK, aponta a capacidade de articulação, a experiência administrativa e a inovação, cursando MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0, como forças para sua pré-candidatura à deputada estadual. A proposta, acrescenta, “foge do discurso político tradicional e se alicerça em uma política de resultados”.

A atuação de Geórgia no ecossistema das APAEs vai além do município. Durante três anos, a itaunense atuou como Conselheira Regional das APAEs (Conselho Centro-Oeste 2), liderando e integrando políticas assistenciais na região. A capacidade de articulação ganhou relevância durante cinco anos de atuação como Coordenadora Estadual de Família, onde representou as APAEs de Minas Gerais junto à Federação Nacional. A função permitiu à Geórgia capitanear discussões de impacto nacional, trocando experiências com lideranças de todo o Brasil e consolidando uma visão macro das políticas públicas de inclusão e assistência social.

A experiência institucional, segundo ela, permitiu um salto de gestão na APAE de Itaúna. A captação de mais de R$ 5 milhões por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) foi a base para a aprovação de ações como o Saúde para Todos, Integralidade, Alicerçando a Prática no Conhecimento e o Equidade em Foco. A gestão também deixou uma marca visível na infraestrutura.

“A construção da nova Casa de Apoio à Família e a entrega de um novo bloco institucional, que ampliou a área administrativa e adicionou sete novas salas de atendimento, refletem uma visão de longo prazo: preparar a cidade para ser uma referência definitiva no cuidado integral”, afirma a pré-candidata, em release enviado à imprensa.

GESTÃO 4.0 E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Na área de inovação, a APAE Itaúna foi pioneira ao implantar o Projeto Impact, metodologia internacional baseada em evidências científicas que fortalece a interação entre pais e filhos no desenvolvimento infantil. Em outra ponta, um robô social foi adquirido para uso terapêutico e educacional. Programas da Federação das APAEs, como a Escola de Famílias e a Escola de Autodefensores, também foram fortalecidos com excelência na unidade local.

Na visão de Geórgia, seu capital político reside na compreensão de que a infraestrutura e a tecnologia devem servir às pessoas. “Durante sua gestão, o foco se estendeu a todo o ecossistema familiar. Somente em 2024, o Projeto Amparar e Orientar alcançou mais de 300 famílias”, aponta.

MEDALHA JK Em setembro de 2025, a itaunense foi uma das agraciadas em Diamantina pela Medalha Presidente Juscelino Kubitschek (JK), honraria entregue a 120 personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento do Estado. A cerimônia é realizada anualmente no dia do aniversário do ex-presidente, nascido em 1902.

“A comenda coroou mais de uma década de dedicação integral à causa da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Uma trajetória que, segundo a própria gestora, nasceu de sua vivência na maternidade atípica e que exigiu resiliência para superar as desconfianças enfrentadas no início de sua gestão, quando assumiu o desafio de administrar a APAE ainda muito jovem. O paralelo com o ex-presidente Juscelino Kubitschek, um líder frequentemente chamado de “sonhador” e “ousado”, reforça a coragem de Geórgia em acreditar no improvável e transformar lutas pessoais em políticas públicas transformadoras”, acrescenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Programa Portas Abertas promove diálogo da Mineração Usiminas com comunidades