@viuitauna
A partir de segunda-feira (24), o transporte coletivo de Itaúna voltará a operar com intervalos de viagens de dias úteis. Desde 26 de março, os ônibus da ViaSul operam com quadro de horários de fim de semana. A redução de frota foi justificada por causa da pandemia de COVID-19 e a consequente queda de passageiros, que chegou a 75,86%, apontou a concessionária ao @viuitauna.
De acordo com a Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), o retorno aos horários normais demandará a higienização e a disponibilização de álcool em gel nos coletivos, seguindo o plano Minas Consciente, do governo de Minas Gerais. O uso de máscaras entre os passageiros permanece obrigatório.
O órgão da Prefeitura não esclareceu, contudo, como será fiscalizado o distanciamento entre os passageiros, protocolo adotado em outros municípios, e se todos os 54 ônibus da ViaSul no município voltarão a circular. A matéria será atualizada assim que a DMTT se pronunciar.
Na última sexta-feira (14), a TV Cidade Itaúna exibiu um vídeo em que uma usuária mostra um coletivos com vários passageiros em pé.
CPI DA VIASUL Relatório final da CPI que investigou o contrato de concessão da empresa de ônibus na Câmara Municipal, denuncia o prefeito Neider Moreira (PSD) por indícios de prática de improbidade administrativa. A conclusão, assinada pelo vereador e pré-candidato Márcio Gonçalves Pinto, o Marcinho Hakuna (PSD), aponta que o decreto nº 6.813, publicado pelo Executivo em outubro de 2018, permite a dispensa dos cobradores e ônibus com idade máxima de até 12 anos.
A comissão alegou ser impossível avaliar o último reajuste da tarifa, de 6,83%, uma vez que o Legislativo não contratou assessoria técnica especializada.
Em setembro de 2019, a Comissão Permanente de Análises de Planilhas de Custo da Prefeitura, responsável pela análise, indicou necessidade de aumento real de 4,35% – percentual 2,48% inferior ao autorizado pelo prefeito.