@viuitauna
Fechada ao tráfego de veículos pesados desde 21 de outubro, após o acidente que vitimou uma mulher, a Rua Divinópolis, no bairro Morro do Sol, foi alvo de blitz da Polícia Militar nesta quarta-feira (4). A ação integrada com a equipe da Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) ocorreu após pressão de moradores, que denunciaram o não cumprimento da proibição de caminhões e carretas no trecho, que serve de ligação ao Morada Nova.
Informações repassadas à comunidade do bairro, compartilhadas nas redes sociais antes da divulgação à imprensa, apontam que dois caminhões foram multados e um motorista de um automóvel, em estado precário de circulação, preso por dirigir embriagado. O homem, segundo a PM, já tinha registro policial anterior pela mesma razão, em grave acidente.
No total, 20 veículos e 32 pessoas foram abordados, com o empenho de quatro viaturas e oito militares. O objetivo da ação, ainda de acordo com a 51ª Cia de PM, foi a prevenção de acidentes no local. A DMTT também realizou pintura e instalação de faixas para melhor sinalizar a via.
RESTRIÇÕES DE TRÁFEGO Conforme mostrou o @viuitauna, um decreto publicado pela Prefeitura de Itaúna em agosto de 2018 proíbe o tráfego de caminhões e carretas acima de cinco toneladas em 57 vias de Itaúna, mas deixou fora da lista a Rua Divinópolis, palco de acidentes como o que vitimou a diretora do Colégio Educare, Vânia Silva, em 9 de outubro.
Depois da repercussão do caso, que levou a Prefeitura a reconhecer um abaixo assinado datado de janeiro e realizar uma reunião com os moradores do Morro do Sol, a DMTT disse que pretende realizar uma revisão das vias com potenciais riscos de acidentes em Itaúna. Em outro acidente na Rua Divinópolis um ciclista quase veio a óbito.
TRECHO PROIBIDO Desde o último dia 21 está proibida a passagem de veículos pesados na via, em ambos os sentidos, no trecho entre as esquinas com as ruas Carmelo de Abreu e Sinhô Mendes.