@viuitauna
Apesar da escalada de casos de COVID-19, 262 a mais e duas mortes, chegando a 30, nos últimos sete dias, o fim de semana em Itaúna começou com eventos convidando a população a se reunir nesta sexta-feira (27) em praça pública ou para ouvir música ao vivo em restaurante. A microrregião permanece inserida na onda vermelha do plano Minas Consciente do governo de Minas, conforme último relatório do Comitê Gestor de Crise, Combate e Enfrentamento do CDE.
Na prática, Itaúna segue a onda amarela por decisão da Prefeitura, em que estão autorizados serviços não essenciais, mas permanecem proibidos bares com entretenimento (shows), atividades artísticas, parques, jardins, exposições, filmagens de festas, casas de festas e bufê, dentre outras atividades.
Na campanha “Itaúna no Vermelho”, retomada ontem, o CDE alerta a possibilidade de o comércio fechar as portas novamente, casos os números do novo coronavírus continuem crescendo no município – veja gráfico da Prefeitura a seguir.
Entre os eventos anunciados nesta sexta estavam um baile funk promovido por um DJ nas redes sociais, um encontro de skatistas na Av. Jove Soares e um show com música ao vivo no bairro Irmãos Auler. Durante a pandemia, a cidade já havia registrado outros eventos, mesmo com proibição, caso de um Drive Culto anunciado em maio. Desde março são 1943 casos na cidade, com 249 ativos hoje e 15 pacientes em internação no CTI e enfermaria COVID-19 do Hospital Manoel Gonçalves.
CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO De volta após as eleições, a campanha do CDE e Prefeitura de Itaúna tem o intuito de conscientizar a prevenção diante da “segunda onda” de COVID-19, o que, segundo a entidade, mostra “relaxamento da população”.
Em comunicado enviado à imprensa, o secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, afirma que os números registraram alta expressiva, porém, se todos colaborarem, a queda poderá ser notada nos próximos dias. “Por isso pedimos que mantenha-se à restrição de aglomerações, sejam esportivas ou sociais, reforce o distanciamento entre as pessoas principalmente nas ruas e em locais públicos, o uso rigoroso de máscara e a higienização frequente das mãos com álcool gel. A responsabilidade de cada um é que garantirá o sucesso de nosso esforço coletivo, e evitará o fechamento do comércio em pleno período natalino”, afirma Meira.
O CDE ressalta que as decisões do Comitê de Enfrentamento sempre se pautaram em atender as recomendações de segurança e prevenção da COVID-19, sem esquecer que muitas famílias itaunenses dependem dos empregos e das atividades comerciais para sobrevivência. “O município aderiu ao Minas Consciente e está sujeito aos protocolos determinados pelo Governo do Estado”, ressalta.
OUTRO LADO O @viuitauna entrou em contato com as autoridades questionando se haveria fiscalização neste fim de semana para a realização de eventos. A Polícia Militar afirma que não há como saber se os eventos anunciados tem autorização do Município, uma vez que o expediente administrativo havia se encerrado.
A Prefeitura de Itaúna sustenta que não tomou conhecimento dos eventos por meio da Ouvidoria Pública e Procon e reforça que está viabilizando um plano de reforço na fiscalização aos finais de semana. “Conforme já determinado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, a Polícia Militar está a disposição para ações contra qualquer desconformidade do momento em que vivemos. Paralelo a isso, estamos intensificando campanhas de conscientização para que não haja retrocesso e sejamos obrigados a tomar medidas mais restritivas dentro do programa Minas Consciente. O momento é de empatia pelo próximo e colaboração de todos para que a saúde prevaleça e a cidade não pare”, afirma, via assessoria de comunicação.
SAIBA MAIS
Canais de atendimento da Prefeitura:
Ouvidoria Pública
Tels.: 0800-2835-156 ou (37) 3241-2414
E-mail: ouvidoria@itauna.mg.gov.br
Procon
Tels.: (37) 3241-2202/3241-3166
Funcionamento: de segunda à sexta-feira, de 7h às 17 h
Tinha clínicas de saúde promovendo festas de natal,muita gente,se vê no Instagram e Facebook,pois as mesmas postaram fotos da festa