Coluna Ponto de Vista – 27 de abril de 2019

IDENTIFICAÇÃO DE MULTAS Marcinho Hakuna (PSL) propõe em projeto de lei, a ser apresentado na Câmara, uniforme para agentes de trânsito que aplicarem multas em Itaúna. O veículo de fiscalização deve ser devidamente plotado e as autuações, registradas por fotos. Como já disse, a municipalização do trânsito é necessária, para conter os abusos dos motoristas itaunenses e o crescimento urbano. Mas que se faça direito. O PL de Hakuna só tem a somar. Merece ser amplamente discutido, inclusive com a Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT).

BIBLIOTECA Não entendo o por que de tanta polêmica em torno da homenagem à Marielle Franco no município. Até então, ou pelo menos recentemente, os itaunenses não se engajaram para relembrar grandes mulheres da cidade. Questionam quando outra pessoa foi? No mínimo estranho, suspeito. Ideologia? O mundo hoje é dinâmico, não para. Espera-se dos críticos de cadeira a mesma proatividade nos momentos oportunos. E que os itauneneses não sejam só lembrados aqui, como também lá fora.

ALBERGUE Bezerra de Menezes, inaugurado em 2004 em Santanense, oferece apoio à pessoas em situação de rua, o que não significa que os albergados possam fazer do local o que bem entendem, fugindo do programa da casa. “Os albergados querem que a entidade se adapte a eles, e não querem se adaptar as normas da entidade”, explicou em carta o presidente do albergue, Zulamir Alves do Carmo, após reclamação de ex-morador, na Câmara. Assim fica difícil ajudar essa turma.

Autotrans não respondeu pedido de informação, irritando a Câmara

AUTOTRANS “Deixa de ter o meu respeito. Isso aqui pra mim não vale absolutamente nada. A Autotrans. Se essa empresinha está achando que o negócio é simplesmente assim, ela está totalmente equivocada. E isso é o sentimento de toda a casa”,
Marcinho Hakuna, descascando a Autotrans na plenária de terça-feira (23). A lei de autoria do vereador que exige cobradores nos ônibus não é seguida pela concessionária.

PROGRAMA CONDUZ Anselmo Fabiano (PHS) fez pedido de informação sobre as vans da Autotrans do Programa Conduz, para portadores de mobilidade reduzida. A situação precária dos veículos, segundo o edil, exige laudos do Inmetro. “O que nós temos de adaptação nas vans, infelizmente é coisa de fundo de quintal. Até que se prove o contrário”. Itaúna saiu na frente da região com o programa. Mas é hora de também renovar a frota de vans. Sem manutenção e investimentos, não pode continuar.

Anselmo Fabiano reclama da manutenção das vans do Programa Conduz

MAIS UM FAVOR? Numa atitude pouco comum para a vereadora, Otacília Barbosa (PV) subiu à Tribuna para apontar a demarcação de vagas de motocicletas em frente à uma loja de motos usadas na Jove Soares. Segundo a edil, a loja pertence ao irmão de um servidor do Município. “Favorecimento pessoal para ele agora? Se tem que pintar para ele, que faça para todos” questionou. O serviço foi denunciado dias antes na página de engajamento político-popular Contraponto, no Facebook. Otacília relembrou outros dois casos de “favorecimento”: a poda de pé de manga na casa da tia do prefeito e o dia em que o prefeito aparece, em vídeo, passando uma pessoa na frente na fila do hospital.

Vereadora Otacília Barbosa. Foto: Divulgação/Câmara de Itaúna

FAVOR? (2) No embalo, o também opositor Alex Artur, o Lequinho (PSDB) cobrou pedido não atendido para vaga de 10 minutos, em padaria na Av. Faria Tavares, há cerca de dois anos. “Olha o descaso (da Prefeitura)”, esbravejou.

BATATA NO CONE Jove Soares ganhará em breve unidade da franquia paulista Batata no Cone, que vai além do nome, oferecendo quitutes como mini hamburguer de picanha, tirinhas de frango, salada e até pão de queijo.

MAL-ESTAR Causou indisposição, na Polícia Civil de Itaúna, críticas de vereadores e informações de que dois dos delegados e escrivães estariam prestes a se aposentar, deixando a segurança pública desfalcada. Em entrevista à TV Cidade, o delegado regional, Leonardo Pio, disse que embora os servidores tenham direito à aposentadoria, o trato administrativo não prevê a saída a curto prazo. “Isso pode ocorrer nos próximos meses ou anos, mas eles não sinalizaram. Está tudo sob controle”, garantiu Pio.

DE NOVO Preços dos combustíveis em Itaúna nas últimas semanas voltou a disparar, frente aos reajustes da Petrobrás e nova ameaça de greve entre os caminhoneiros.

FALE COM A COLUNA viuitauna@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Novos ônibus da Autotrans são entregues sem o posto de cobrador; autor de lei, Hakuna vistoria os coletivos
Next post Da Câmara para a Prefeitura: Helimar Parreiras é o novo Procurador Geral do Município