Gláucia Santiago anuncia credenciamento do Centro Oncológico do Hospital, demanda pendente desde 2017

@viuitauna

A vereadora Gláucia Santiago (PSB) subiu à tribuna da Câmara, no fim da reunião ordinária desta terça-feira (17), para anunciar o credenciamento do Centro Oncológico do Hospital Manoel Gonçalves, demanda que se arrasta desde a conclusão das obras, em maio de 2017. A habilitação da unidade de alta complexidade no tratamento ao câncer foi assinada no início da noite pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A estimativa de repasse federal para o funcionamento é de R$ 5 milhões anuais.

Nas redes sociais, a deputada federal Greyce Elias (Avante) divulgou um vídeo do momento em que Mandetta assinou o termo de credenciamento.

A portaria que autoriza o funcionamento do Centro junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi publicada em abril de 2018. Desde então a classe política itaunense tem se engajado para obter a autorização do Ministério da Saúde, em meio à denúncias de que forças políticas da região Centro-Oeste retardaram o processo para não perder verbas de unidades de Divinópolis.

PEDIDOS ENTREGUES No fim de outubro, Gláucia e Greyce se reuniram com Mandetta, em Brasília, no intuito de agilizar a liberação de funcionamento do Centro Oncológico.“Entregamos direto para o Ministro Mandetta um pedido de credenciamento. Não foi o primeiro. Tinha pedido do prefeito Neider Moreira (PSD), do deputado Gustavo Mitre (PSC). A gente sabe que quanto mais a gente pede, mais força teremos para conseguir esta vitória, que é tão importante para Itaúna”, afirmou a vereadora, na ocasião.

Obra do Centro foi concluída em maio de 2017 e obteve autorização do SUS em abril de 2018. Foto: Divulgação

Além de Gláucia, o vereador Antônio José de Faria Júnior, o Da Lua (PSDB), juntamente com o senador Carlos Viana (PSD), também entregaram um pedido pessoalmente ao Ministro da Saúde, em evento realizado em Muriaé, na Zona da Mata.

TRATAMENTO EM ITAÚNA Iniciada em 2013, a obra do Centro Oncológico, instalado nas dependências do Hospital Manoel Gonçalves, permitirá que pacientes com câncer façam o tratamento em Itaúna, deixando de se deslocar à Divinópolis, referência para 54 municípios da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Ricardo Eletro enxuga operação em todo o país e encerra atividades em Itaúna; entenda!
Next post Joselito Morais assume mandato de vereador e promete “ir à luta em prol do povo itaunense”