Castramóvel: Morada Nova será o primeiro bairro a receber serviço da Prefeitura, a partir de terça (11)

@viuitauna

Entregue à Prefeitura em dezembro, o Castramóvel foi habilitado e será lançado em Itaúna na próxima segunda-feira (10). O serviço, que tem como objetivo esterilizar até 64 animais de rua por mês – 136 a menos do que o previsto –, funcionará por bairros, considerando o perfil e a incidência de casos de leishmaniose em cada região. O Morada Nova será o primeiro bairro a receber o trailer de castrações, a partir de terça (11).

A seleção dos cães e gatos será feita por meio de agentes comunitários de saúde, que contactarão os tutores e priorizarão animais de rua, semi-domiciliados e de pessoas de baixa renda que recebem Bolsa Família. Obrigatoriamente, todos os proprietários dos bichos terão de participar de uma palestra, que apontará a importância do procedimento e cuidados pós-operatórios.

A estimativa é de que existam cerca de 20 mil cães e gatos em Itaúna, dos quais 2 mil em situação de rua. A habilitação do Castramóvel, que dependia da aprovação do Programa Municipal de Controle Populacional de cães e gatos junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária, foi anunciada nesta sexta-feira (7).

“A castração vem como forma humanitária de controlar esta população, somando à ações educativas e de conscientização sobre a guarda responsável. Assim evitaremos abandonos, maus-tratos, violências, acidentes, doenças, dentre outros pontos”, afirma o secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira.

SAÚDE PÚBLICA Entre os benefícios da castração estão o controle populacional de animais de rua e a prevenção de doenças de animais para outros animais e de animais para seres humanos. “Já para os animais castrados, haverá diminuição de fuga para acasalar, de agressividade e necessidade de marcação de território, prevenção de doenças como hérnias, tumores, doenças ovarianas e testiculares”, aponta a Prefeitura de Itaúna.

Inicialmente, o Castramóvel estava previsto para começar a funcionar em março, apontou o @viuitauna. A equipe do veículo conta com um médico-veterinário e dois auxiliares.

Em 2017 a 2018, Itaúna recebeu duas visitas do Castramóvel mantido pelo governo de Minas por meio da ONG Ajuda, em parceria com a Associação Itaunense de Defesa Animal e Ambiental (AIDA).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Prefeitura “lava as mãos” para retomada dos bares, após governo anunciar onda amarela na macrorregião
Next post Polícia Civil investiga caso de cartazes difamatórios contra família de professora, no Cerqueira Lima