@viuitauna
Entregue à Prefeitura em dezembro, o Castramóvel foi habilitado e será lançado em Itaúna na próxima segunda-feira (10). O serviço, que tem como objetivo esterilizar até 64 animais de rua por mês – 136 a menos do que o previsto –, funcionará por bairros, considerando o perfil e a incidência de casos de leishmaniose em cada região. O Morada Nova será o primeiro bairro a receber o trailer de castrações, a partir de terça (11).
A seleção dos cães e gatos será feita por meio de agentes comunitários de saúde, que contactarão os tutores e priorizarão animais de rua, semi-domiciliados e de pessoas de baixa renda que recebem Bolsa Família. Obrigatoriamente, todos os proprietários dos bichos terão de participar de uma palestra, que apontará a importância do procedimento e cuidados pós-operatórios.
A estimativa é de que existam cerca de 20 mil cães e gatos em Itaúna, dos quais 2 mil em situação de rua. A habilitação do Castramóvel, que dependia da aprovação do Programa Municipal de Controle Populacional de cães e gatos junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária, foi anunciada nesta sexta-feira (7).
“A castração vem como forma humanitária de controlar esta população, somando à ações educativas e de conscientização sobre a guarda responsável. Assim evitaremos abandonos, maus-tratos, violências, acidentes, doenças, dentre outros pontos”, afirma o secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira.
SAÚDE PÚBLICA Entre os benefícios da castração estão o controle populacional de animais de rua e a prevenção de doenças de animais para outros animais e de animais para seres humanos. “Já para os animais castrados, haverá diminuição de fuga para acasalar, de agressividade e necessidade de marcação de território, prevenção de doenças como hérnias, tumores, doenças ovarianas e testiculares”, aponta a Prefeitura de Itaúna.
Inicialmente, o Castramóvel estava previsto para começar a funcionar em março, apontou o @viuitauna. A equipe do veículo conta com um médico-veterinário e dois auxiliares.
Em 2017 a 2018, Itaúna recebeu duas visitas do Castramóvel mantido pelo governo de Minas por meio da ONG Ajuda, em parceria com a Associação Itaunense de Defesa Animal e Ambiental (AIDA).