Indústria de água mineral de Itaúna recicla garrafas e tampas; mais de 11 mil kg transformados em 2021

@viuitauna

Instalada na região da Barragem do Benfica, zona rural de Itaúna, e presente em cerca de 500 municípios mineiros, a Água Mineral Viva promove a reciclagem de garrafas e tampas plásticas utilizadas no seu processo de envasamento. A transformação em produtos como estribo para sela de cavalo, suportes de câmera e de pingue-pongue, contribuiu para que a iniciativa da empresa reciclasse em 2021 mais de 11 mil quilos de plástico provenientes da produção local.

A Superintendente de Operações da Água Mineral Viva, Delane Mabel, afirma que os distribuidores de água mineral são orientados a devolver as tampas dos garrafões que trazem até à fábrica, sempre que vêm buscar as embalagens. Estudos apontam que o plástico leva em média 450 anos para se decompor.

“As tampas, assim como as garrafas plásticas perdidas no processo de produção, são encaminhadas para empresas de reciclagem, com trabalho validado pela Água Viva e certificadas ambientalmente, que, por sua vez, transformam esses produtos impedindo o descarte na natureza”, aponta Mabel. “Por isso é importante termos essa consciência do reaproveitamento, de modo que ele não se transforme em lixo e polua nossas cidades”, ressalta.

Um dos parceiros da reciclagem da empresa itaunense é a Renascer Soluções em Resíduos Plásticos, também sediada em Itaúna, que recebe os recipientes e resíduos não aproveitados da fábrica. Eles são transformados em utensílios, desde estribos para arreio, proteção para interfones e câmeras, vasilhas plásticas, baldes e bacias, além de suportes.

Todos os garrafões vencidos e tampas recebidas após o consumo da água são reciclados. Os vasilhames de 20 litros têm validade de três anos, enquanto as tampas, tem validade de um ano.

“Os garrafões para novo envase devem estar dentro do prazo de validade e em conformidade com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Já as tampas não são reutilizadas, ou seja, as tampas utilizadas são sempre novas”, explica Mabel.

Superintendente de Operações da empresa, Delane Mabel, aponta importância da consciência de reaproveitamento: menos lixo no meio ambiente e nas cidades

RECICLAGEM EM NÚMEROS

  • 11 mil quilos de plástico reaproveitados em 2021
  • 450 anos é o tempo médio de decomposição do plástico na natureza
  • 3 anos é o prazo de validade de garrafões de 20 litros
  • 1 ano é o prazo de validade das tampas utilizadas

SAIBA MAIS:
Projeto em escolas quer incentivar logística reversa

O próximo passo da empresa é retomar, ainda este ano, um trabalho de conscientização que era feito com as escolas de Itaúna e região antes da pandemia. O projeto de logística reversa será aplicado em instituições estaduais, municipais, com extensão para a rede particular a partir de setembro.

“Colocamos poços de coleta nas instituições para que os alunos depositem as nossas garrafas de água mineral já usadas. Elas são recolhidas e enviadas para reciclagem. Com isso, desenvolvemos a postura da logística reversa: coletar aquilo que mandamos para o mercado e dar a esses utensílios um destino correto. Esse é o nosso objetivo”, afirma a Superintendente de Operações da Água Mineral Viva.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Mitre apresenta projeto para manter cobrança do IPVA em Minas a partir do mês de março
Next post Com o tema “Uma só Terra”, Semana do Meio Ambiente usa arte como ferramenta na região da Serra Azul