Profissionais defendem na Câmara segurança armada nas escolas em Itaúna; projeto seguirá tramitação

@viuitauna

Na reunião da Câmara Municipal desta terça–feira (18), profissionais de segurança compareceram na galeria do plenário defendendo a segurança armada nas escolas, em meio às ameaças e ataques em todo o país. O projeto, segundo a assessoria de comunicação do Legislativo, seguirá a tramitação normal, passando pela Procuradoria e comissões, até estar apto para votação da matéria. Na semana passada, o vereador Gustavo Dornas (Patriota) já havia protocolado, em regime de urgência, o projeto de lei que dispõe sobre a implantação obrigatória de segurança privada armada, vigilância patrimonial nas escolas municipais do Município de Itaúna.

De acordo com o projeto 47/2023, o Executivo municipal deverá contratar o serviço com pelo menos um vigilante armado, durante todo o período letivo, e as escolas municipais deverão emitir relatório mensal acerca das atividades prestadas, com as despesas de contratação custeadas por dotações orçamentárias, caso necessário.

Na justificativa do texto, Dornas argumenta que a violência nas escolas de todo o país é um assunto que já debatido há anos e voltou à tona em 27 de marco, quando um aluno invadiu a escola e atacou professora e colegas, em São Paulo. O episódio foi sucedido pelo ataque a uma creche de Blumenau, em Santa Catarina, em 5 de abril, quando quatro crianças foram assassinadas e outras cinco ficaram feridas com golpes de machadinha.

“É importante frisar que a Tese 917 do STF, dá prerrogativa do vereador legislar sobre projetos de leis que geram despesas para o Município. Ademais, a Câmara Municipal, nessa legislatura, já aprovou o projeto para instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas escolas públicas municipais e cercanias, com parecer favorável da Procuradoria. Na última reunião plenária a Câmara também aprovou outro projeto para instalação de detectores de metais em estabelecimento de ensino de Itaúna, também baseado na Tese 917”, argumenta o vereador.

APROVADOS PLs DE UTILIDADE PÚBLICA No total, dez projetos foram aprovados na reunião – leia mais a seguir. Dentre eles, dois projetos de reconhecimento de utilidade pública, voltados à Associação dos Taxistas de Itaúna, de autoria de Alexandre Campos (União Brasil), e à Associação dos Profissionais de Eventos de Itaúna, de autoria de Gustavo Dornas.

“A declaração de utilidade pública é o registro viabilizado pelo poder público, concedido a entidades, fundações e associações civis como forma de reconhecê-las em caráter de instituições sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade. Além disso, permite à organização inscrever-se em editais, receber recursos públicos, reivindicar nos órgãos”, afirma a Câmara Municipal de Itaúna.

SAIBA MAIS
Projetos aprovados em plenário:

1 – Projeto de Lei Complementar n° 3 de 2023
Regulamenta e subdivide a Zona Urbana de Turismo Sustentável – ZUTS, dispondo sobre diretrizes urbanísticas.
Autor: Prefeito Neider Moreira (PSD)

2 – Projeto de Lei Complementar n° 5 de 2023
Dispõe sobre o Plano de Cargos e Carreira dos Servidores Públicos Municipais de Itaúna-MG e das Autarquias Municipais.
Autor: Prefeito

3 – Projeto de Lei Complementar n° 6 de 2023
Altera o Anexo I da Lei n° 3.023, de 27 de dezembro de 1995, que “Dispõe sobre o Estatuto do Pessoal do Magistério Público da Prefeitura Municipal de Itaúna MG, estabelece o Regime Jurídico Único do Servidor do Quadro de Magistério e dá outras providências.”
Autor: Prefeito

4 – Projeto de Lei Ordinária n° 26 de 2023
Normatiza e regulamenta o Plantão na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social visando orientações aos munícipes, em casos de urgência e emergência, nos finais de semana e feriados, no âmbito do Município de Itaúna/MG e dá outras providências.
Autor: Prefeito

5 – Projeto de Lei Ordinária n° 36 de 2023
Altera a Lei 5.564/2020, que Denomina Logradouro Público: “Ponte Jandir Alves Milagres”
Autor: Lacimar Cezário, o Três (PSD)

6 – Projeto de Lei Ordinária n° 40 de 2023
Autoriza repasse de recursos financeiros ao Flamengo Futebol Clube e dá outras providências.
Autor: Prefeito

7 – Projeto de Lei Ordinária n° 42 de 2023
Declara de Utilidade Pública a APEI- Associação dos Profissionais de Eventos de Itaúna.
Autor: Gustavo Barbosa

8 – Projeto de Lei Ordinária n° 43 de 2023
Altera o dispositivo 5° da Lei nº 2.602/1992 e dá outras providências (denominação de logradouros)
Autor: Lacimar Cezário, o Três

9 – Projeto de Lei Ordinária n° 50 de 2023
Declara de utilidade Pública a Associação dos Taxistas de Itaúna
Autor: Alexandre Campos

10 – Projeto de Resolução n° 9 de 2023
Altera o artigo 3° da Resolução 15, de 27 de abril de 2022, e dá outras providências (concessão de homenagens)
Autor: Mesa Diretora

One thought on “Profissionais defendem na Câmara segurança armada nas escolas em Itaúna; projeto seguirá tramitação

  1. Tinha que ser projeto de bolsonarista. Verdadeiro cérebro de ervilha. Por que não coloca um projeto pra tramitar de reformas das escolas? Formação pra comunidade escolar? Esses bolsonaristas sempre prestando um desserviço a nação brasileira!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Furto de bicicletas registra mais três prisões em Itaúna e delegado alerta ciclistas: “redobrem a atenção”
Next post Radares de fiscalização começam a autuar motoristas nesta quinta-feira (20) em Itaúna; saiba mais!