Stellantis, com unidade em Itaúna, anuncia investimento de R$ 30 bilhões na América do Sul

O plano anunciado pela Stellantis, dona de marcas como Fiat, Jeep e a produtora de autopeças PCMA, com unidade na cidade, é o maior já anunciado na indústria automotiva brasileira e sul-americana. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (6), a empresa afirma que os R$ 30 bilhões anunciados impulsionarão o lançamento de 40 novos produtos entre 2025 e 2030, bem como o desenvolvimento das novas tecnologias Bio-Hybrid, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos e novas oportunidades estratégicas de negócios.

Em 2023 as vendas totais da Stellantis na América do Sul superaram 878 mil veículos, com 23,5% de participação no mercado. O conglomerado é líder em vendas no Brasil com 31,4% de participação no mercado. O valor a ser investido na unidade de Itaúna não foi anunciado pela empresa.

“Este anúncio solidifica nossa confiança e comprometimento com o futuro da indústria automotiva sul-americana e é uma resposta ao ambiente de negócios favorável que encontramos aqui”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Como parte fundamental da nossa estratégia de crescimento, a América do Sul assumirá um papel de liderança na aceleração da descarbonização da mobilidade, juntamente com nossos funcionários, nossa rede de fornecedores e nossos parceiros”

Emanuele Cappellano, COO da Stellantis para a América do Sul, detalhou que serão implementadas quatro plataformas globais de veículos, associadas às tecnologias Bio-Hybrid, além de oito novos powertrains e aplicações em eletrificação.

Uma das protagonistas do investimento é a tecnologia Bio-Hybrid, que combina eletrificação com motores flex movidos a biocombustíveis (etanol) em três diferentes níveis. O Polo Automotivo Stellantis em Betim, no Brasil, é o centro global da empresa no desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid, dando continuidade ao seu legado de inovação. A Stellantis, através da marca Fiat, foi pioneira no desenvolvimento e aplicação da tecnologia de motores a biocombustíveis, que em 1979 utilizava 100% etanol. No futuro, a região também produzirá um veículo elétrico a bateria (BEV).

A tecnologia Bio-Hybrid é suportada por três powertrains híbridos que serão gradualmente produzidos e introduzidos no mercado. Essas novas tecnologias incluem a Bio-Hybrid; Bio-Hybrid e-DCT com transmissões eletrificadas de dupla embreagem; Bio-Hybrid Plug-In; e BEV (100% elétrico). As novas tecnologias híbridas começarão a ser disponibilizadas até o final de 2024.

Fábrica da PCMA em Itaúna

BATERIAS E DISTRIBUIÇÃO DE PEÇAS Na Argentina, a empresa adquiriu uma participação de 19,9% na Argentina Litio y Energía S.A., um passo significativo para garantir o fornecimento de matérias-primas essenciais para a produção de baterias sustentáveis para atender aos objetivos de eletrificação estabelecidos em seu plano global. Além disso, com a aquisição das empresas Norauto e DPaschoal, a Stellantis tornou-se o maior distribuidor de peças automotivas na América do Sul, e tem planos de expandir ainda mais sua presença no segmento de pós-venda.

E MAIS…

Plano Dare Forward 2030
Como parte de seu plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis está investindo mais de €50 bilhões em eletrificação ao longo da próxima década, e está no caminho para se tornar uma empresa com zero emissão de carbono até 2038, incluindo todos os escopos, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.

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