Com água turva, itaunense se vira nos afazeres domésticos; o SAAE resolveu?

A ocorrência de água turva no Centro e bairros voltou a atrapalhar a vida do itaunense nos últimos dias, que teve de se virar, literalmente, para fazer almoço, lavar a roupa, tomar banho, entre outras atividades rotineiras. Após diversos cidadãos relatarem a situação ao @viuitauna, o SAAE emitiu nota nesta quarta-feira (27) informando que realizou ações de descarga do Morro do Engenho ao Distrito Industrial com o intuito de sanar o problema. Mas será que resolveu mesmo?

Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a turbidez ocorre toda vez que há uma mudança abrupta de temperatura, com o desprendimento de partículas da antiga rede de tubulação de ferro. Apesar de os relatos apontarem água turva em diferentes regiões de Itaúna, a autarquia atribuiu a elevação da turbidez da água em “pontos específicos” da cidade.

Nos últimos dias a coloração da água em Itaúna variou do amarelo ou marrom, impossibilitando que o contribuinte contasse com a rede de abastecimento de água para as tarefas diárias.

Em uma destas situações, um trabalhador chegou em casa por volta de 00h, no bairro das Graças, e ao abrir o chuveiro, se deparou com a água amarronzada. “A cada dia a água está em situação que não dá para consumir. Tenho criança em casa. Como preparo os alimentos assim?”, questiona o homem.

No Morro do Engenho o SAAE informou que realizaria a descarga na rede, mas a noite a situação piorou. A água turva também impossibilitou outro morador de tomar banho na Rua São Vicente, no Centro. Em uma escola na Av. Getúlio Vargas, a água do bebedouro saiu amarelada na tarde desta quarta.

Uma moradora da Rua Zezé Lima perguntou ao SAAE quando resolverão a situação da água no Centro. Segundo ela, há duas semana a água está “suja”, deixando as roupas manchadas. “Quando a água está um pouco mais clara, colocamos a roupa pra bater e vem uma descarga de água suja novamente”, aponta.

Na Praça da Estação, um cidadão teve de recorrer à galões de água mineral para fazer o almoço nesta quarta-feira.

VEJA A NOTA EMITIDA PELO SAAE ITAÚNA:

A reportagem perguntou o SAAE na manhã desta quinta se a situação foi resolvida e aguarda resposta.

4 thoughts on “Com água turva, itaunense se vira nos afazeres domésticos; o SAAE resolveu?

  1. E o valor da conta só aumenta, já q estamos comprando água e o mínimo q eles deveriam fazer e mandar água limpa,ou senão isentar o pagamento nos dias que não mandam o produto próprio pra consumo enquanto o consumidor continuar pagando eles não estão nem aí.

  2. Eu também tenho uma queixa,minha filha tem 5 anos bebeu dessa água turva sem eu ver,e essa madrugada ela acordou com.fortes dores na barriga e com diarréia.e aí saae como vamos ficar.

  3. Os equipamentos do SAAE é mesmo 1956 quando foi implantado. Teve uma melhoria na década de 1990. No sistema de filtragem quando Itaúna era pequena. Depois disso não houve crescimento no sistema de tratamento e filtramento. E cidade só está crescendo.
    O que está ocorrendo é que o equipamento atual é insuficiente para atender a demanda da cidade. Infelizmente é verdade.
    E vem com está mentira para população.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Homem furta celular na Jove Soares e acaba preso após agredir vizinho
Next post Bombeiros buscam veículo com condutor em ribeirão no Brejo Alegre