@viuitauna
Depois de a Prefeitura reestabelecer o reforço no transporte coletivo nos horários de pico, em meio a onda roxa, o @viuitauna recebeu novas queixas relatando descumprimento nas viagens das linhas que atendem o condomínio Portal do Engenho, no final da Av. São João, e o bairro Várzea da Olaria. A alegação dos passageiros da ViaSul é de que os motoristas continuam “matando horário”, aumentando a espera nos pontos de ônibus, com consequentes transtornos. A Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) alega, porém, que está tudo dentro da normalidade.
“Moro aqui no condomínio Portal do Engenho e estamos com problemas com ônibus. A ViaSul está matando horário e precisamos demais, porquê só temos três horários por dia e mesmo assim eles não estão vindo aqui. Vocês são a nossa única esperança”, apela uma seguidora.
Outra passageira relata que quando as viagens atrasam por causa do itinerário, os motoristas não cumprem a viagem seguinte. “Grande falta de respeito com a população. Passagem cara e desrespeito grande. Ônibus matou o horário das 19:50h da Várzea da Olaria no domingo (28)”, denuncia.
A seguidora afirma ainda que há situações em que os ônibus passam mais cedo nos pontos da Rua Silva Jardim. “Questionei ao motorista que passou depois e ele disse que levou 15 minutos da Várzea da Olaria no Centro. Como pode? Todos os dias o ônibus leva 10 minutos para ir do ponto final do bairro até a escola. Não é a primeira vez que acontece isto”.
DENTRO DA NORMALIDADE Ao @viuitauna, a gerente Superior de Trânsito e Transportes da Prefeitura de Itaúna, Cíntia Valadares, assegura que as viagens estão dentro da normalidade e o quadro de horários está disponível no site da Prefeitura. “O ônibus está indo no Portal do Engenho. Não conseguimos aumentar o número de ônibus e horários por causa da onda roxa”, explica.
Sobre a reclamação na linha da Várzea da Olaria, segundo Cíntia, a DMTT verificou as filmagens no coletivo, na garagem da ViaSul, e constatou que todos os horários foram cumpridos. “Importante ressaltar que tão logo consigamos restabelecer nesse momento mais crítico da pandemia, nos colocamos a disposição para reavaliarmos possíveis acréscimos de horários”, diz a gerente.