Depósito de materiais gera transtornos na Reta de Santanense; Infraestrutura diz que situação é “temporária”

Um vídeo gravado pelo vereador Gustavo Dornas (Patriota) junto à moradores e divulgado durante a reunião de terça-feira (1°) na Câmara Municipal mostra transtornos causados por um depósito de materiais da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços, instalado em uma área onde havia uma mata, na Reta de Santanense. Segundo os relatos, a intensa poeira no local tem causado problemas respiratórios, afetando a saúde das pessoas, além de uma constante sujeira nas residências. Ao @viuitauna, o secretário Rosse Andrade alega que a situação é temporária, até que o Meio Ambiente aponte outro local para receber resíduos da construção civil, em meio aos bota-fora irregulares que se espalham pela cidade, e pediu paciência aos moradores.

Outros vídeos enviados por Dornas à reportagem mostram uma névoa de poeira com a movimentação de terra e a passagem de veículos. “Olha se tem condições de viver em um lugar desses? É um absurdo”, reclama uma moradora que gravou as imagens.

Segundo a moradora Camilla, se mudou recentemente para a via e já está sentindo todos os efeitos de “um absurdo bem em frente às residências”. Ela diz que tem asma e a poeira no local é enorme.

“A gente limpa a casa e parece que não limpou nada. É tosse, é muito problema respiratório, sinusite, rinite e tá se aflorando cada vez mais principalmente neste período que tem a umidade muito baixa. Então a gente tá ficando doente, tá ficando estressado e a gente precisa tomar alguma providência”, aponta Camilla.

Outra moradora do local, Eunice, endossou as palavras da vizinha, acrescentando que a intensa poeira tem causado sujeira e poeira dentro de casa, deixando as pessoas com garganta inflamada e nariz entupido a noite.

“A casa, você pode limpar 24h, que você não consegue ver ela limpa um segundo”, afirma.

Dornas disse que fará uma indicação à Prefeitura para retirar o depósito do local.

“Leve isso para fora da cidade, para não causar transtornos à população”, pediu o vereador.

IRRIGAÇÃO PARA REDUZIR A POEIRA Segundo Rosse, o depósito é provisório e a Secretaria de Infraestrutura e Serviços está tomando providências, com a instalação de um sistema de irrigação para reduzir a poeira. O secretário atenta que no local já existem problemas antigos de ruído da linha férrea e o forno da Simec, antiga Usina São João, e pediu paciência aos moradores.

“Então ali é uma área que nós estamos preparando melhor. Peço um pouquinho de paciência e estaremos resolvendo isso com certeza. A gente vai estar olhando outros locais também esperando o Meio Ambiente declarar o local para onde a gente vai, onde nós vamos estar montando também um depósito para resíduos da construção civil”, afirma.

2 thoughts on “Depósito de materiais gera transtornos na Reta de Santanense; Infraestrutura diz que situação é “temporária”

  1. Que bom ouvir do nosso Secretário que é provisória, porque nós moradores estamos adoecendo fisicamente e mentalmente.
    Fico feliz e esperamos que possa ser retirado daqui muito rápido e igual foi muito rápido a colocação desse depósito aqui.
    Agradecemos a compreensão do Secretário da infra e do meio ambiente.

  2. Paciência até que estamos tendo, visto que desde o ano passado quando foi feita a limpeza do Rio São João as lamas e todo entulho tirado do Rio foi jogado aqui também.
    Causando barro espalhado por toda a avenida e quando seco poeira.
    Não reclamamos pois era necessário essa limpeza.
    Só nosso organismo não está aguentando mais.
    Tb peço a compreensão dos Secretários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post PM e bombeiros buscam pitbull em fuga em Itaúna nesta quarta-feira (2)
Next post Isenção de ISS para o Funeral da Porca cai por falta de parecer na Câmara e prazo “em cima da hora”