Se antes havia vereador que não queria nem conversar com o prefeito sobre o projeto de subsídio do transporte coletivo, nesta quarta-feira (21), em audiência de conciliação no Fórum de Itaúna, o tom foi outro: 13 dos 17 parlamentares se sentaram à frente do proprietário e do advogado da empresa de ônibus e ficou decido pela suspensão das multas diárias aplicadas à Viasul, por descumprimento no quadro de horários e retirada de coletivos da frota.
O argumento da concessionária, que entrou com medida cautelar solicitando a suspensão das multas, é prejuízo financeiro, mesma razão do pedido de subsídio de R$ 14 milhões que originou a ação na Justiça e agora pressiona os vereadores para um desfecho, ainda que forçado e sem perspectiva de reduzir a tarifa ao usuário, com o Município arcando com parte do valor da passagem.
Para tentar driblar a situação em ano eleitoral, que não pode votar subsídio, o prefeito Neider Moreira (PSD) pretende enviar à Câmara um projeto de suplementação orçamentária para o transporte coletivo, de forma a reequilibrar o contrato econômico financeiro da Prefeitura de Itaúna com a Viasul.
Participaram do encontro com o juiz Alex Matoso, o prefeito Neider Moreira (PSD) e representantes da empresa, o presidente da Câmara, Nesval Júnior (PSD), acompanhado do vice-presidente Alexandre Campos (DEM), os vereadores Antônio de Miranda, o Toinzinho (PSC), Aristides Ribeiro, o Tidinho (PSC), Gustavo Dornas (Patriota), Joselito Gonçalves (PDT), Kaio Guimarães (PSC), Edênia Alcântara (PDT), Lacimar Cesário, o Três (PSD), o líder da base governista Leo Alves, o Léo Alves da Rádio (Podemos), Carol Faria (Avante), Ener Batista (PSL), Giordane Alberto (PV) e a assessora do vereador Antônio José de Faria, o Da Lua (PSDB), Emily.
Segundo a assessoria da Câmara Municipal, o presidente Nesval Júnior convocou os demais vereadores para participar da audiência, apesar de o Legislativo não ter sido oficialmente intimado a comparecer.
“Ele reconheceu a importância da participação da Câmara e dos vereadores, especialmente considerando a influência do Poder Legislativo na votação dos projetos de autoria do executivo, incluindo aqueles relacionados aos subsídios solicitados pela empresa Viasul, anteriormente rejeitados em plenário”, afirma a Câmara.
REPRESENTANTES A empresa foi representada na audiência pelo sócio-proprietário Rômulo Lessa e o advogado da empresa e ex-procurador do Município, Jardel Araújo. Além de Neider, a Prefeitura foi representada pelo atual procurador Guilherme Nogueira. Também estiveram na reunião o engenheiro do Cefet-MG responsável pelo levantamento dos prejuízos financeiros apontados pela Viasul, e os procuradores da Câmara, Gustavo Galvão e Camila Andrade.
Eu e miitos itaunenses tbm tomou prejuizo na pandemia sera que vao pagar o prejuizo para todos a saritur viasul nao precisa deste dinheiro ajuda ai ne politicos agora q vao matar horario msm parabens pela besteira q vcs estao fazendo
Muita gente ficou no prejuízo na pandemia, então todos devem requerer seus direitos então de subsidio , um absurdo ainda nem tem perspectiva de diminuir a tarifa de ônibus, com ônibus velhos , estragando, retirando ônibus de horários de pico, o prefeito não resolve o problema, 🤡🤡🤡🤡🤡🤡 a população padece.
E mais, não tinha que ser a câmara a esclarecer o porquê de não aprovar o subsídio, e sim a viasul esclarecer o porquê de querer subsídio , sabendo que presta um serviço muito ruim para a cidade de Itaúna, com uma tarifa abusiva , hoje em dia as coisas estão trocadas.
Viram? Pois então.
Eu mando nessa rocinha chamada Itaúna.
Se eu quiser, eu sento na cabeça dos itaunenses e “obro” com bastante qualidade e quantidade (se é que me entendem nesse caso, o que significa “obrar”…).
A minha Viasul VAI CONTINUAR em Itaúna, a contragosto dessa gentinha usuária mequetrefe que chora ao pagar um mísero valor, quase de graça, e ainda reclama.
Por mim, a tarifa cobrada em Itaúna, pelos meus cálculos e baseado em meus critérios seria de R$ 22,60. E sem lavar carro! Pra quê gastar água? Pra quê usar graxa, óleo motor, gastar com tambor de freio? Pra quê? Tem que economizar e esse troço de manutenção preventiva só faz encarecer e poluir. O negócio é economizar. Até o último suspiro e estrebucho do carro. E quando não der mais, encosta ele lá no canto da garagem.
Vou receber sim, dinheiro público da Prefeitura do Neider (um néscio! E bigodudo!) e quero centavo por centavo desse dinheiro no subsidioduto.
Aceitem queridxs, que o berço do Judas dói menos! E se não aguentarem, passem vaselina.